Deputada Federal Yandra Moura

Yandra Moura coordena workshop sobre saúde mental e violência política de gênero

A coordenadora-geral do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), deputada Yandra Moura (SE), mediou um workshop que discutiu estratégias de enfrentamento à violência política de gênero. Realizado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, o evento reuniu parlamentares, especialistas e lideranças de diferentes áreas

Yandra Moura destacou que, além do impacto psicológico, a violência política contribui para desmotivar mulheres a ingressarem ou permanecerem nos espaços de decisão.

“Apesar dos avanços legislativos, como a tipificação da violência política de gênero como crime, ainda registramos elevados números de denúncias, mostrando que este é um problema persistente e que precisa de respostas urgentes”, afirmou.

Para a parlamentar, a sub-representação feminina nos espaços de poder é um dos principais desafios para a transformação das políticas públicas.

“Garantir que mais mulheres estejam representadas nos espaços de poder é garantir um Brasil mais diverso. Cuidar da saúde mental de nossas lideranças é um passo essencial nesse caminho”, ressaltou Yandra.

Durante o evento, foram apresentadas iniciativas concretas para combater a violência política, entre elas o projeto “Entre Nós, Candidatas”, que oferece acolhimento psicossocial a mulheres vítimas desse tipo de violência. Além disso, foi lançada a cartilha “Cuidado e Autocuidado em Saúde Mental como Ferramenta de Enfrentamento à Violência Política de Gênero e Raça”, resultado de uma parceria entre o ONMP e o Mapa do Acolhimento.

Números

De acordo com a pesquisa Violência Política e Eleitoral no Brasil, desenvolvida pelas organizações sociais Terra de Direitos e Justiça Global, o número de casos de violência política no período pré-eleitoral em 2024 foi 130% superior ao registrado nas eleições municipais anteriores. Neste ano, houve um caso de violência política a cada um dia e meio no Brasil.

Entre 2022 e 2024, a pesquisa identificou 299 casos de violência política no país, envolvendo tanto pessoas já em exercício de mandato quanto pré-candidatos e candidatos.

Embora subrepresentadas nos cargos eletivos, as mulheres foram vítimas de 46% das ocorrências no período analisado. As formas de violência mais recorrentes foram ameaças, com 73 registros, e ofensas, contabilizando 34 casos. O levantamento também revelou 15 casos de ameaça de estupro contra parlamentares mulheres.

Foto: Observatório Nacional da Mulher na Política / Divulgação

Compartilhe

Ministro Celso Sabino celebra aprovação de acordo sobre vistos entre Brasil e Arábia Saudita

Senado aprova PL de Dr. Zacharias Calil que equipara diabetes tipo 1 a deficiência

Senado aprova parecer de Efraim Filho com novas regras para dívidas fiscais

EXECUTIVO

Prefeitos do União Brasil

Prefeitos do União Brasil participam de programa de imersão em Londres

Bruno Cunha Lima é reeleito prefeito de Campina Grande com 57,94%

Paulinho Freire é eleito prefeito de Natal com mais de 222 mil votos

LEGISLATIVO

LEI PANDORA E JOCA: Alesp aprova projeto de lei de autoria dos deputados estaduais Caio França e Rafael Saraiva, que regulamenta o transporte aéreo de animais no estado de São Paulo

Deputados e senadores do União Brasil recebem prêmio Excelência Parlamentar

Câmara aprova proposta de Pedro Lucas Fernandes que garante às mulheres vítimas de violência prioridade na realização de exame toxicológico

UNIÃO MULHER

Ministro Celso Sabino celebra aprovação de acordo sobre vistos entre Brasil e Arábia Saudita

Após articulação de Dorinha (TO), Senado rejeita mudanças da Câmara e preserva recursos do Fundeb

Juscelino Filho assina acordo com Conafer para fomentar inclusão digital para a agricultura familiar

Wilson Lima anuncia valores do Fundeb com abono de até R$ 13,5 mil para servidores da educação

UNIÃO JOVEM

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

União Jovem realizará eventos pelo Brasil de olho nas eleições municipais

União Jovem apresenta relatório e demandas a parlamentares do partido

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress