O ministro do Turismo, Celso Sabino, inaugurou na última sexta-feira (29), em Belém (PA), a primeira Escola Nacional de Turismo. O objetivo da instituição é fortalecer a atividade turística na capital paraense, que sediará em 2025 a COP30, o maior evento climático do mundo.
“Esta iniciativa representa um passo importante para a qualificação e valorização do nosso setor, preparando profissionais que irão fortalecer um dos pilares da nossa economia e promover ainda mais a nossa rica diversidade cultural”, destacou o ministro.
A unidade funcionará com a cooperação técnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), que será responsável pela execução dos cursos nas modalidades presencial e a distância para atender tanto a capital quanto o interior do estado.
No primeiro ciclo de funcionamento da escola, serão disponibilizadas 4,7 mil vagas em cursos voltados para áreas estratégicas, como “Gestão de Negócios para o Turismo”, “Educação Ambiental e Sustentabilidade”, “Governança para a Hospedagem Familiar”, “Condutor de Atrativos Turísticos”. Também serão ofertados cursos de idiomas como inglês e espanhol.
O Rio de Janeiro também receberá, no próximo ano, uma unidade da Escola Nacional de Turismo. O estado é considerado uma das principais portas de entrada de turistas estrangeiros no Brasil.
Foto: Bruno Carachesti / Ministério do Turismo