Senador Alan Rick (UNIÃO-AC)

Alan Rick pede abertura de inquérito para investigar perseguição a estudantes brasileiros na Bolívia

Em discurso na tribuna do Senado, na noite desta quarta-feira (4), o senador Alan Rick (União-AC) pediu urgente abertura de inquérito para investigar denúncias de perseguição, assédio moral e sexual sofrido por brasileiros estudantes de medicina, na Bolívia. O parlamentar contou que, para encontrar soluções para o caso, conversou com representantes da Embaixada Brasileira em La Paz, do Consulado Brasileiro em Cochabamba e, também, do Itamaraty. “Estivemos com a nossa equipe, em reuniões, em busca de ações em defesa desses brasileiros que estão lutando por seu sonho: a formação em medicina. Que seja feita uma apuração rígida, na justiça boliviana, contra os abusos, castigos, maus tratos contra brasileiros”, frisou.

A Unicen e Udabol, duas universidades de medicina da Bolívia, são acusadas por alunos de omissão em relação a relatos de extorsão, tortura e assédio moral e sexual cometidos por professores. O brasileiro Sebastião Peixoto, que estagiava em um hospital na região de Punata, em Cochabamba, acabou tirando a própria vida, quatro meses antes de se formar. “O jovem Sebastião Peixoto, cuja família ainda sofre sua perda, foi levado ao limite pelos abusos e maus tratos que sofria na localidade onde servia como residente de medicina”, ressaltou o senador.

Alan Rick agradeceu ainda a atenção do embaixador brasileiro em La Paz, Luís Henrique Sobreira Lopes, e contou que está sendo feita uma “força tarefa” em busca de resposta e justiça aos brasileiros. “Em conjunto com a senadora boliviana Corina Ferreira, estamos acompanhando essa busca por autoridades do Ministério Público, da Defensoria Pública, dos Ministérios da Saúde e Educação da Bolívia, para que providências sejam tomadas a fim de cessar os crimes que vêm ocorrendo contra jovens brasileiros”, assegurou.

O senador garantiu ainda que os estudantes não estão sozinhos e que o Senado brasileiro está atento e vigilante pela averiguação dos fatos e punição dos envolvidos. “Peço à justiça da Bolívia que não esmoreça na defesa desses jovens brasileiros, dessas famílias menos assistidas financeiramente e que precisam recorrer ao país para conseguir sua formação em medicina. E vocês, jovens, saibam que possuem uma voz, neste Senado e aqui no Brasil, lutando para que vocês tenham o respeito e o cuidado que merecem”, finalizou.

Texto: Fernanda Domingues
Foto: Sidney Lins Jr.

Compartilhe

EXECUTIVO

Amazonas recupera 6,5 mil celulares e reduz roubos em 25% com tecnologia e segurança

Salvador conquista selo da ONU por ampliar acesso a métodos contraceptivos de longa duração

Educação em Rondônia recebe R$ 3,6 bilhões em investimentos entre 2019 e 2024

LEGISLATIVO

Yandra Moura garante aprovação de relatório que cria política permanente contra os efeitos da seca no Nordeste

Presidente Roberto Cidade propõe política estadual para reduzir uso de plásticos nas escolas do Amazonas

Fausto Júnior apresenta projeto para aumentar pena de posse de material pornográfico infantil e proibir monetização de conteúdos que sexualizem crianças

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress