Nesta quinta-feira (5), 24 prefeitos recém-eleitos do União Brasil se reuniram com especialistas e lideranças públicas para discutir estratégias para turismo sustentável e boas práticas de gestão nos municípios do Amazonas.
Realizado em Manaus, o evento é promovido pelo programa de inovação Brasil 2044, uma iniciativa do partido dedicada à construção de políticas públicas para cidades resilientes, inteligentes e sustentáveis.
Segundo a coordenadora nacional do Brasil 2044 e tesoureira do União Brasil, Mila de Rueda, o encontro busca reunir forças políticas, empresariais e acadêmicas para desenvolver uma estratégia integrada que transforme o turismo no Amazonas em um modelo de sustentabilidade em nível mundial.
“Queremos preparar os municípios para atender às demandas de uma economia verde, impulsionando empregos, empreendedorismo e qualidade de vida para as pessoas que vivem na região”, destacou Mila.
O governador Wilson Lima (União-AM) participou do workshop e apresentou as diretrizes estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Amazonas. Na ocasião, ele e os prefeitos recém-eleitos firmaram o Compromisso ESG Brasil 2044, que estabelece diretrizes para transformar as cidades em centros de inovação e sustentabilidade.
Os participantes receberam capacitação para a elaboração de Mapas de Resultados, uma metodologia inovadora que auxilia na execução de políticas públicas, fortalece a cooperação entre municípios e conecta as gestões locais a soluções internacionais. Além disso, foram orientados sobre como incorporar práticas ESG (ambiental, social e governança) ao turismo municipal, apontado como um catalisador para a economia verde.
A iniciativa contou com o apoio do ministro do Turismo, Celso Sabino, que lançou, em setembro, o hub de inovação “O Coração da Amazônia” com o objetivo de fortalecer o turismo sustentável na região.
Foto: União Brasil Amazonas / Divulgação