Deputada Federal Dayanny Bittencourt (UNIÃO-CE)

Avança na Câmara proposta de Dayany Bittencourt que define medidas de proteção para animais usados em busca e salvamento

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o projeto da deputada Dayany Bittencourt (União-CE) que cria medidas de proteção para animais que auxiliam em operações de busca, resgate e salvamento. A proposta foi relatada pelo deputado Delegado Matheus Laiola (União-PR).

“Trata-se de matéria essencial para honrar nossa responsabilidade como sociedade em proteger aqueles que desempenham papéis tão cruciais em momentos de emergência.”, argumenta a autora.

O texto torna obrigatória a definição de protocolos de segurança específicos para redução de riscos e proteção do bem-estar animal durante as missões. Com ênfase no treinamento ético, o projeto prioriza a adoção de práticas de reforço positivo, assegurando tanto a eficácia do tratamento quanto a preservação da saúde dos animais.

O projeto prevê atendimento veterinário especializado para os animais envolvidos nessas operações, incluindo exames regulares e tratamentos necessários para garantir sua saúde e aptidão ao trabalho.

O texto também determina que a perda ou morte de animais durante as missões seja objeto de investigação administrativa interna, a fim de apurar as causas, identificar possíveis falhas e revisar os protocolos de segurança.

Segundo o relator, a proposta está alinhada à obrigação constitucional do poder público de proteger os animais e proibir práticas que os submetam à crueldade.

“Ao estabelecer regras para utilização de animais em operações de busca, resgate e salvamento, bem como direitos a esses seres, estamos atuando para que práticas cruéis não venham ocorrer”, disse o deputado Delegado Matheus Laiola.

O projeto prevê ainda a obrigatoriedade do uso de microchips e sistemas avançados de geolocalização para animais, com o objetivo de facilitar a identificação, o monitoramento e a recuperação em casos de desaparecimento. De acordo com o texto, os dispositivos deverão armazenar dados essenciais, como informações de saúde, histórico de vacinação, treinamento e o órgão responsável pelo animal.

A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Compartilhe

Ministro Celso Sabino celebra aprovação de acordo sobre vistos entre Brasil e Arábia Saudita

Senado aprova PL de Dr. Zacharias Calil que equipara diabetes tipo 1 a deficiência

Senado aprova parecer de Efraim Filho com novas regras para dívidas fiscais

EXECUTIVO

Prefeitos do União Brasil

Prefeitos do União Brasil participam de programa de imersão em Londres

Bruno Cunha Lima é reeleito prefeito de Campina Grande com 57,94%

Paulinho Freire é eleito prefeito de Natal com mais de 222 mil votos

LEGISLATIVO

LEI PANDORA E JOCA: Alesp aprova projeto de lei de autoria dos deputados estaduais Caio França e Rafael Saraiva, que regulamenta o transporte aéreo de animais no estado de São Paulo

Deputados e senadores do União Brasil recebem prêmio Excelência Parlamentar

Câmara aprova proposta de Pedro Lucas Fernandes que garante às mulheres vítimas de violência prioridade na realização de exame toxicológico

UNIÃO MULHER

Ministro Celso Sabino celebra aprovação de acordo sobre vistos entre Brasil e Arábia Saudita

Após articulação de Dorinha (TO), Senado rejeita mudanças da Câmara e preserva recursos do Fundeb

Juscelino Filho assina acordo com Conafer para fomentar inclusão digital para a agricultura familiar

Wilson Lima anuncia valores do Fundeb com abono de até R$ 13,5 mil para servidores da educação

UNIÃO JOVEM

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

União Jovem realizará eventos pelo Brasil de olho nas eleições municipais

União Jovem apresenta relatório e demandas a parlamentares do partido

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress