Sob a liderança do governador Wilson Lima, o Amazonas tem se destacado nacionalmente com a implementação de medidas sustentáveis que conciliam a preservação ambiental com o desenvolvimento econômico e social.
O estado ocupa a primeira posição na região Norte e a oitava no Brasil no Índice de Sustentabilidade Ambiental, que analisa pilares essenciais para uma gestão pública eficiente, como infraestrutura, educação, sustentabilidade social e ambiental, entre outros.
O governador tem demonstrado um compromisso firme com a agenda ambiental global, adaptando-a à realidade local e às demandas de quem vive na Amazônia. Em reunião do G20 realizada em setembro deste ano, Lima reforçou a importância de discutir os desafios da região e gerar oportunidades de pesquisa e inovação.
“Enquanto o mundo está discutindo metaverso, inteligência artificial, no interior da Amazônia nós estamos em busca das inovações do século 18, como água, comunicação, energia, tratamento de esgoto, destinação do lixo. Através da ciência é possível que a gente encontre soluções, dispositivos, ações para diminuir o efeito das mudanças climáticas”, ponderou.
Nos últimos cinco anos, o estado investiu R$ 730 milhões em cadeias produtivas sustentáveis, bioeconomia e defesa do meio ambiente. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) financiou 250 projetos na capital e no interior, o que contribuiu para a unidade da Federação manter-se no segundo lugar em inovação no país, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados divulgado em agosto.
Outro projeto inovador apoiado pelo Governo do Amazonas é o NFT Hope Green, que utiliza tecnologia blockchain para promover a sustentabilidade e ajudar agricultores rurais. A iniciativa permite o monitoramento do crescimento e do impacto ambiental de cada árvore plantada, por meio de uma ficha de dados. As corporações que adquirem o aditivo digital financiam o cultivo e o cuidado dessas árvores, gerando renda sustentável para o agricultor e contribuindo para restaurar a floresta.
Foto: Alex Pazuello / Secom