Sob a liderança do governador Ronaldo Caiado (União), Goiás alcança mais um marco na sua política de sustentabilidade. Nesta segunda-feira (16), o governo inaugurou a primeira usina solar da rede estadual de saúde, instalada no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu.
Foram colocados 300 painéis fotovoltaicos, que serão responsáveis por gerar 330 mil KWh/ano. A estrutura é a maior do tipo em hospitais no Brasil.
Essa iniciativa de geração de energia renovável faz parte do Programa de Eficiência Energética da Aneel. A obra contou com um investimento de R$ 998.423,59.
A usina foi desenvolvida com o objetivo de reduzir os custos operacionais do hospital e promover a sustentabilidade. O projeto deve gerar uma economia anual de R$ 160 mil para o estado, além de reduzir a emissão de cerca de 1.000 toneladas de gás carbônico por ano.
Inaugurado há três anos, o HCN destaca-se como referência em práticas ambientais responsáveis na área de saúde pública, com ações que incluem o uso racional da água, eficiência energética, gestão adequada de resíduos sólidos e a criação de indicadores socioambientais.
Foto: Victor Weber