LEI PANDORA E JOCA: Alesp aprova projeto de lei de autoria dos deputados estaduais Caio França e Rafael Saraiva, que regulamenta o transporte aéreo de animais no estado de São Paulo

(São Paulo, 17 de dezembro de 2024) – Mais uma vitória para a causa animal! A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, na tarde desta terça-feira (17), o projeto de lei que regulamenta o transporte aéreo de animais domésticos em todo estado de São Paulo.
De iniciativa do Deputado Estadual Caio França (PSB/SP) e do Deputado Estadual e ativista, Rafael Saraiva (União/SP), a “Lei Pandora e Joca” cria procedimentos e exigências para recepcionar animais nos aeroportos localizados em São Paulo e estabelece regras como a redução do tempo em que o animal ficará sozinho (com espera máxima de 60 minutos entre o despacho da caixa de transporte junto à companhia aérea e a decolagem da aeronave); a acomodação em sala climatizada e monitorada por vídeo; o transporte em caixa fornecida pelo proprietário, conforme o padrão da International Air Transport Association (IATA); a apresentação de atestado veterinário com validade de até 15 dias e outros.
“Essa é mais uma grande vitória para os nossos animais. Como ativista da causa e deputado, me comprometi a lutar pela vida e oferecer mais dignidade aos animais e esse projeto, junto com meu amigo o deputado Caio França, vem de encontro a tudo o que nos comprometemos. São Paulo será referência, mais uma vez, no trato com os animais e me orgulho demais por isso”, disse o deputado Rafael Saraiva.

LEI
A Lei leva o nome “Pandora e Joca” em memória aos dois cachorros, vítimas de descasos em aeroportos de Guarulhos, em São Paulo. A Pandora ficou desaparecida por 45 dias em 2021. Já o Joca, um golden retriever de cinco anos, morreu em abril deste ano.
João Fantanzzini, tutor do Joca, que participou da elaboração do Plano Aéreo do Transporte de Animais (PATA) junto ao deputado Saraiva no Ministério dos Portos e Aeroportos, em Brasília, esteve na votação do PL na Alesp e comemorou.
“Infelizmente fatos tristes ocorreram para que o transporte aéreo de animais fosse levado a sério, mas estou feliz com mais essa vitória”, disse.

PENALIZAÇÕES
Em caso de descumprimento da lei, a multa é de 500 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (UFESPs) ao aeroporto — o equivalente a R$ 17.680, a ser revertida ao Poder Executivo para investimento em ações de defesa animal. Caso o descumprimento resulte em perda ou morte do animal de pequeno porte, a multa será de 1.000 UFESPs (R$ 35.360).
A lei entrará em vigor em 120 dias.

Compartilhe

EXECUTIVO

Betim disponibiliza mais de 10 mil doses da vacina contra HPV

Amazonas amplia serviços especializados e políticas de inclusão para pessoas com TEA

Ponta Grossa (PR) anuncia investimento em pavimentação após quatro décadas

LEGISLATIVO

Yandra Moura garante aprovação de relatório que cria política permanente contra os efeitos da seca no Nordeste

Presidente Roberto Cidade propõe política estadual para reduzir uso de plásticos nas escolas do Amazonas

Fausto Júnior apresenta projeto para aumentar pena de posse de material pornográfico infantil e proibir monetização de conteúdos que sexualizem crianças

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress