Para facilitar a chegada de visitantes árabes, o plenário do Senado aprovou um acordo entre o Brasil e a Arábia Saudita sobre a concessão de vistos de turismo para cidadãos de ambos os países. O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebrou o apoio dos parlamentares à proposta e ressaltou que a medida amplia os esforços bilaterais para avançar na cooperação em turismo.
“Esse acordo facilita a entrada de visitantes da Arábia Saudita, que poderão conhecer todas as nossas belezas naturais e culturais. Temos dialogado desde o ano passado com o governo árabe para não só aprimorarmos a legislação dos vistos, mas, também, fortalecermos parcerias e avançarmos na conectividade aérea”, afirmou Sabino.
As condições do acordo permitem múltiplas entradas por até 90 dias contínuos e 180 dias por ano. De acordo com o projeto, o visto terá um prazo de validade de até cinco anos e não valerá para fins de imigração, peregrinação ou trabalho.
A emissão do documento custará o equivalente a 80 dólares, sendo necessário apresentar passaporte válido. O texto prevê ainda o direito de cada país negar entradas em seus territórios ou mudar a duração do visto em casos extraordinários.
O acordo foi assinado em Riad, capital da Arábia Saudita, em outubro de 2019, e submetido ao Congresso Nacional em junho de 2021. Na 25ª Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo, realizada no ano passado, o ministro Celso Sabino e o homólogo da Arábia Saudita, Ahmed Al Khateeb, consolidaram a parceria e avançaram nas negociações para impulsionar a atividade turística entre os dois países.
O texto vai à promulgação.
Foto: Divulgação / Ministério do Turismo