O governador do Amazonas, Wilson Lima (União), realizou a entrega de 60 painéis de energia solar a três comunidades turísticas no município de Novo Airão. A ação faz parte do programa Brilha Amazonas, que tem como objetivo impulsionar o turismo sustentável e ampliar a geração de renda local por meio da energia limpa e renovável.
“Nós estamos trazendo dignidade a essas pessoas, qualidade de vida para esses moradores, principalmente para as crianças, e também ajudando na atividade econômica, porque no momento que eles têm energia elétrica, vão conseguir prestar um serviço de maior qualidade para quem vem ao município visitar a região”, afirmou Wilson Lima.
As placas solares foram entregues para as comunidades Tiririca, Santo Antônio e Marajá, onde residem 53 famílias. Localizadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, as comunidades trabalham em parceria com hotéis da sede do município para receber turistas.
“Eu sei que vai melhorar a nossa renda dentro da nossa comunidade, porque a gente precisava de energia não só nas nossas casas, como também nos nossos empreendimentos, então vai fazer diferença”, ressaltou Jéssica Oliveira, guia turística e moradora da comunidade Tiririca, em Novo Airão.
Atualmente, os moradores dependem de motores a diesel para garantir energia elétrica por apenas três horas diárias. Além disso, eles enfrentam a falta de eletrodomésticos essenciais, como geladeiras para armazenar alimentos.
A instalação de placas de energia solar nas comunidades que vivem do turismo é uma iniciativa pioneira e alinhada à promoção de um destino verde e sustentável. Lançada em 2023, a ação é coordenada pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
Com o objetivo de posicionar o Amazonas como referência em políticas de energia limpa, o governo estadual tem atuado em diversas frentes, incluindo o fortalecimento do turismo sustentável. Nos últimos dois anos, já foram entregues 506 painéis solares para apoiar iniciativas turísticas em nove municípios amazonenses.
Foto: Alex Pazuello / Secom