Sob a liderança do governador Marcos Rocha (União), Rondônia coordenará as Rotas Amazônicas Integradas (RAI), na Região Norte, durante o biênio 2025/2026. O estado foi escolhido para conduzir as ações voltadas para o fortalecimento do turismo na região.
Com a iniciativa, o governador reforça o compromisso do estado com o turismo sustentável, alinhado às diretrizes nacionais e às demandas globais de preservação ambiental e valorização cultural.
“O objetivo é impulsionar o turismo na Amazônia de forma responsável, promovendo o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, a preservação dos recursos naturais e o respeito às comunidades tradicionais. Rondônia está pronta para liderar com inovação, planejamento estratégico e união entre os estados da Região.”, afirma Marcos Rocha.
De acordo com o governador, a nova atribuição é vista como uma oportunidade para o estado fomentar parcerias, atrair investimentos e potencializar o protagonismo da Amazônia como referência mundial em turismo sustentável.
O governo de Rondônia também tem intensificado esforços para promover o turismo sustentável por meio de ações estratégicas. Entre elas, destaca-se o projeto “Rondônia tem Turismo”, que visa alcançar os 52 municípios do estado. O objetivo é fortalecer o setor em cada região, incentivar práticas turísticas e despertar a população quanto às potencialidades, por meio de concursos, vídeos, folders e plataformas digitais.
Foto: Divulgação / Governo de Rondônia