A gestão do governador Mauro Mendes (União) destinou, ao longo de 2024, mais de R$ 8 milhões em crédito para fortalecer empreendimentos turísticos em Mato Grosso. Os recursos foram disponibilizados pela Desenvolve MT, a agência de fomento ao desenvolvimento econômico do estado.
Para Mauro Mendes, facilitar o acesso ao crédito é uma estratégia essencial para impulsionar os negócios ligados ao turismo e promover a diversificação da economia local, acelerando o desenvolvimento regional.
“Os empresários têm que investir no seu negócio, no seu site, no seu hotel, na sua pousada. Cabe ao governo criar as condições, ter um planejamento e executar para que ele possa estimular o investimento”, afirmou Mauro Mendes.
A linha de crédito Desenvolve Turismo oferece recursos de até R$ 1,5 milhão com diversos benefícios, incluindo taxas de juros de 1% ao mês e prazos de até 120 meses. Além disso, concede descontos de 30% nas taxas de juros para empreendedores que mantêm os pagamentos em dia. Entre os itens financiáveis estão obras civis, máquinas e equipamentos, energia solar e até mesmo capital de giro.
Juliana Medina, proprietária de uma agência de viagens em Cuiabá, destacou a importância do apoio financeiro recebido para viabilizar novos projetos.
“A agência nos auxiliou muito com esse crédito e nosso negócio ganhou uma linha prime onde vamos focar e desenvolver o turismo em Mato Grosso.”, comentou.
Com os resultados positivos de 2024, a Desenvolve MT projeta para 2025 expandir o volume de recursos liberados, com foco em setores estratégicos como energia renovável, infraestrutura sustentável e tecnologia aplicada ao turismo.
A agência também planeja ampliar o acesso a financiamentos para empresas localizadas no interior do estado, com o objetivo de estimular o crescimento de polos turísticos e fomentar a economia no Mato Grosso.
Foto: Mayke Toscano / Secom-MT