Sob a liderança do governador Marcos Rocha (União), Rondônia entra para a história da economia do Brasil como o estado que mais conseguiu combater o desemprego. Com uma taxa de desocupação de apenas 2,1% no terceiro trimestre de 2024, o estado se destaca como o principal responsável pela redução histórica do desemprego nacional, conforme os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral do IBGE.
Marcos Rocha ressaltou que o reconhecimento nacional reflete o trabalho estratégico do governo de Rondônia em fortalecer a empregabilidade a partir de políticas públicas humanizadas.
“Rondônia é uma terra de oportunidades, com emprego, renda, segurança e uma vida digna. Nossa missão à frente do governo é garantir políticas públicas humanizadas para que, além do emprego, o cidadão também tenha condições de se profissionalizar e estar em constante evolução, se tornando um profissional capacitado e atualizado em sua área de atuação”, afirmou o governador.
O governo de Rondônia combateu o desemprego investindo na qualificação profissional gratuita alinhada às demandas de mercado. Também criou condições favoráveis para os negócios ao reduzir custos de abertura de empresas. O Programa de Microcrédito Produtivo Orientado (Proampe) impulsionou o empreendedorismo em Rondônia com a oferta de R$ 100 milhões em créditos para pequenos negócios em 46 municípios.
Além disso, o governo promoveu produtos locais no mercado global, como o café Robusta Amazônico, que foi apresentado em Londres em busca de expansão no mercado europeu.
A Invest Rondônia também colocou o estado nas melhores rodadas de negócios do Brasil e do mundo, contribuindo para um recorde histórico de exportações. Entre janeiro e novembro de 2024, o estado movimentou US$ 2,5 bilhões, com seus produtos alcançando mais de 80 países.
Foto: Divulgação / Governo de Rondônia