O setor de turismo no Brasil gerou 20.892 novos postos de trabalho formais em novembro de 2024, de acordo com os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).
O valor representa 30% das vagas com carteira assinada no setor de Serviços – o qual o Turismo faz parte. No total, o segmento encerrou o mês com saldo positivo de 67.717 vagas criadas.
Ao longo de 2024, o turismo foi responsável pela criação de cerca de 190 mil empregos formais.
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino (União), os resultados refletem a importância estratégica do setor para a economia brasileira.
“Estes números reafirmam o potencial que o turismo tem na recuperação da nossa economia como grande gerador de emprego, renda e desenvolvimento para o país”, destacou o ministro.
Com o objetivo de gerar empregos e promover a qualificação profissional, o Ministério do Turismo inaugurou em Belém (PA) a primeira Escola Nacional de Turismo. A iniciativa busca atender à crescente demanda por mão de obra no setor, impulsionada pela realização da COP30 na capital paraense este ano.
“Ver minha cidade natal como palco dessa transformação é motivo de imenso orgulho. Belém, com sua cultura única e sua história, agora também será referência na formação e capacitação de talentos para o turismo”, afirmou Sabino.
Foto: Roberto Castro / Ministério do Turismo