Entre dezembro de 2022 e novembro de 2024, o programa MT Garante avalizou R$ 321,3 milhões em operações de crédito para empreendedores que enfrentavam dificuldades em acessar empréstimos devido à falta de avalistas.
A iniciativa da gestão do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União) permite que negócios formalizados como Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP) tenham acesso a linhas de crédito que antes pareciam inalcançáveis. Além disso, pequenos e médios produtores rurais também encontram no fundo uma alternativa eficiente para alavancar suas atividades.
A maior parte dos recursos do MT Garante foi destinada ao capital de giro das empresas, seguida por investimentos em infraestrutura e expansão. Empresas de comércio e reparação de veículos, produtores rurais, indústrias de transformação e negócios do segmento de alojamento e alimentação foram os que mais acessaram recursos com o Estado de Mato Grosso como avalista.
Entre os beneficiados está João Vittor Mendes, proprietário da Vila do Sorvete, em Cuiabá. O empresário relata que o fundo impulsionou o crescimento do seu negócio.
“Com o apoio do MT Garante, consegui expandir a Vila do Sorvete, transformando o sonho de crescer em realidade. O programa foi essencial para abrir as portas do crédito e impulsionar o futuro do meu negócio.”, afirma.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destaca que o MT Garante tem sido essencial para fortalecer o ambiente de negócios em Mato Grosso. Segundo ele, a iniciativa tem contribuído para a geração de empregos e fortalecimento das comunidades locais.
“O Governo do Estado tem cumprido seu papel de ser agente transformador na vida do cidadão, promovendo políticas públicas que incentivam o desenvolvimento regional.”, aponta.
Foto: Mayke Toscano / Secom-MT