Durante uma visita oficial ao Benin, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), foi homenageado com o título de cidadão de Ouidah. A convite do governo do país africano, ele está no local para trocar experiências e estabelecer novas parcerias.
“Depois de 30 anos, um prefeito de Salvador retorna ao Benin e é recebido com tanto carinho e afeto em Ouidah, na sua primeira agenda nesse país. Isso é muito especial e representativo. Gratidão ao prefeito de Ouidah, Christian Mawugnon, e toda sua equipe.”, agradeceu Reis.
Na ocasião, Bruno ressaltou a profunda conexão ancestral entre o Brasil e o Benin, marcada pela contribuição cultural de povos africanos no Brasil. A cidade de Salvador, com sua herança afro-brasileira, é um elo simbólico entre as duas nações.
“Estou muito alegre de estar aqui, podendo conhecer um pouco da nossa história, das nossas origens. Temos fortes laços culturais e identitários com o país, e estamos aqui para aprender muito nos próximos dias.”, afirmou.
Como parte da missão internacional, Bruno Reis se reuniu com Olushegun Bakari, ministro de Relações Exteriores do país africano, para tratar da revitalização da Casa do Benin, que apresenta a relação ancestral entre os povos beninense e soteropolitano. O Benin foi a região de origem da maior parte das pessoas escravizadas que foram enviadas ao Brasil, especialmente para a Bahia.
“Combinamos os detalhes para revitalizar e construir em parceria uma nova Casa do Benin. O que existe hoje será completamente restaurado, requalificado e renovado. O espaço fica no Centro Histórico, no coração da nossa cidade, e as pessoas do mundo todo quando visitam Salvador acabam conhecendo também a história do Benin”, destacou Bruno.
O prefeito também anunciou ações para estreitar as relações econômicas entre Salvador e o continente africano. Segundo ele, um road show está sendo planejado para março, em Cotonou e Ouidah. A proposta é levar empresários e representantes do setor turístico de Salvador para apresentar a cidade.
“Com isso, esperamos que possam surgir oportunidades de negócios em comum para fortalecer as nossas relações econômicas”, completou Bruno.
Foto: Reprodução / Instagram Bruno Reis