O Ministério das Comunicações, por meio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), implementou no Brasil um novo recurso que permite o envio de localização com alta precisão durante chamadas para números de emergência.
Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União), o objetivo é aumentar a efetividade no atendimento às chamadas de emergência, reduzindo os tempos de resposta.
“A novidade deste recurso é que os órgãos de segurança terão mais precisão na hora de localizar a emergência, podendo acessar as vítimas com muito mais rapidez.”, destacou.
Denominada Advanced Mobile Location (AML), a tecnologia foi desenvolvida em parceria com as operadoras de telefonia, os principais sistemas operacionais de smartphones do país e serviços de emergência.
O recurso funciona de forma automática, sem a necessidade de aplicativos adicionais ou ações do usuário. Mesmo em áreas com cobertura limitada, as informações de localização podem ser enviadas via SMS, o que assegura acessibilidade em regiões rurais e remotas.
Para garantir a privacidade, as informações de localização são compartilhadas exclusivamente durante chamadas de emergência e não são armazenadas após o atendimento.
Foto: Shizuo Alves / MCom