O ministro do Turismo, Celso Sabino (União) assinou com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) uma Cooperação Técnica para desenvolver ações de preparação do setor para as mudanças climáticas que impactam, cada vez mais, os destinos turísticos em todo o mundo.
“O turismo é um dos setores que mais pode contribuir na construção de um novo modelo de mercado mais responsável socio e ambientalmente, ao mesmo tempo que gera crescimento econômico com emprego para população”, declarou o ministro.
Com um investimento de US$ 400 mil, a parceria busca desenvolver políticas inovadoras, realizar um inventário de emissões de gases de efeito estufa, mobilizar alianças estratégicas e fortalecer o ecoturismo sustentável. De acordo com Sabino, o objetivo é posicionar o Brasil como líder global na agenda de turismo e clima, tendo a COP30, em Belém, como principal marco.
“São ações que ajudarão nos fundamentos para promoção do Brasil na liderança da discussão global sobre o tema, em especial, com a recepção da COP30 que será realizada em Belém, no Pará, no próximo ano”, ressaltou.
Durante o evento de assinatura, o Ministério do Turismo também apresentou o seu Plano de Logística Sustentável (2024-2027). O documento define estratégias para contratações e operações logísticas, alinhadas às diretrizes federais e ao planejamento da pasta. Entre os objetivos estão as articulações de ações sustentáveis nos aspectos econômicos, sociais e ambientais, integrados ao plano plurianual e às leis orçamentárias.
Foto: Roberto Castro / Ministério do Turismo