Os investimentos do governador Wilson Lima (União) na educação profissional e tecnológica têm impulsionado a geração de emprego e renda no Amazonas. Em 2024, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) ofereceu 200 mil vagas em cursos técnicos e de qualificação para o mercado de trabalho em todo o estado.
Um dos destaques dessa iniciativa foi a inauguração da Escola de Gastronomia Bernardo Ramos, a primeira do Amazonas dedicada ao segmento. A unidade oferece cursos técnicos em Gastronomia, Panificação e Confeitaria, além de capacitações profissionais.
Entre as beneficiadas está Jaqueline Moura, formada em Técnica em Confeitaria pelo Cetam. Com seis anos de experiência no setor, ela buscou o curso para aprender novas técnicas e ampliar seu negócio. A ex-aluna relata que durante os 18 meses de formação, ela teve acesso a conhecimentos teóricos e práticos aprofundados.
“Estou feliz com o resultado. Todos da equipe do Cetam me deram o suporte ao longo do tempo. Faz muita diferença, pois é preciso estudar e ter essa visão ampla. Eu decidi mudar porque queria algo melhor e queria entender cada ingrediente, oferecer o melhor para o meu cliente e tudo isso com qualificação profissional”, ressaltou.
Em setembro, Wilson Lima entregou a primeira escola de tempo integral do Cetam no município de Silves, localizado a 204 quilômetros de Manaus. A nova unidade foi construída em parceria com a empresa Eneva, como contrapartida social, para formar mão de obra qualificada em áreas como Petróleo e Gás, que é uma demanda crescente no estado devido à exploração do gás natural.
Foto: Mauro Neto / Governo do Amazonas