Deputado Federal Pauderney Avelino (UNIÃO-AM)

Pauderney Avelino atribui sanção de lei da Reforma Tributária com manutenção da competitividade da ZFM à luta da bancada do AM no Congresso

O deputado federal Pauderney Avelino (União-AM), comemorou a sanção nesta quinta-feira (16) da Lei Complementar 204/2025, a primeira das que irão regulamentar a Reforma Tributária.

“Com a regulamentação da Reforma Tributária, a Indústria do Amazonas segue desonerada no ingresso dos insumos nacionais e importados, bem como os créditos presumidos na venda dos produtos para o mercado interno brasileiro, o que beneficiará diretamente o consumidor”, diz Pauderney.

Para ele, ao fixar regras para alteração das alíquotas do IPI, o texto amplia a segurança jurídica do modelo, afastando o risco de desmonte dos investimentos da ZFM e abrindo oportunidades de novos empreendimentos.

Segundo Pauderney, a ZFM faturou, em 2024, mais de R$ 200 bilhões e gera 130 mil empregos diretos e 500 mil indiretos no Amazonas.

No caso do Comércio e Serviços da Zona Franca, Pauderney Avelino afirma que foi mantida a desoneração da CBS na entrada de mercadorias nacionais para comercialização na Zona Franca e também para o comércio interno entre pessoas jurídicas e físicas.

Este mecanismo, entre outros, mantém os benefícios fiscais dos setores do comércio e serviços, garantiu Pauderney Avelino.

O parlamentar amazonense destacou, ainda, a atuação da bancada do Amazonas no Congresso, com destaque para os senadores Eduardo Braga, relator da matéria no Senado que restituiu a competitividade da ZFM, e Omar Aziz, que ajudou a costurar o acordo na Câmara, somando forças com deputados.

No caso do Petróleo na ZFM, Pauderney observou que, a partir da lei, o Amazonas poderá refinar o petróleo que produz com os incentivos da Zona Franca, o que tenderá a reduzir o preço dos combustíveis à população.

Fim da guerra fiscal – Outro ponto destacado pelo parlamentar foi que o texto define data para acabar a guerra fiscal no país. Isso porque em 2032 encerra o prazo de transição do ICMS para o IBS e, a partir de então, somente a Zona Franca de Manaus poderá conceder benefícios fiscais, uma condição assegurada pela Constituição de 1988 e agora definitivamente resgatada.

Compartilhe

EXECUTIVO

Petrolina (PE) alcança o primeiro lugar no ranking de agronegócio do Brasil

Governador Wilson Lima entrega 132 novas viaturas para a Polícia Civil e reforça segurança pública no Amazonas

Mossoró (RN) retoma diagnóstico gestacional em animais para inseminação artificial

LEGISLATIVO

Yandra Moura entrega tratores a comunidades no interior de Sergipe

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO