Durante a FITUR 2025, o ministro do Turismo, Celso Sabino (União), participou de uma série de reuniões com líderes internacionais para avançar nas parcerias para o desenvolvimento do setor, com foco na sustentabilidade.
Segundo Sabino, os encontros destacaram o papel estratégico do Brasil na promoção do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e cultural.
“Reforçamos o nosso compromisso em liderar debates estratégicos e promover a cooperação internacional no turismo. Estamos construindo pontes que vão além de fronteiras, conectando culturas e criando oportunidades para o crescimento sustentável e responsável do setor em todo o mundo”, afirmou o ministro, que assumiu recentemente a presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo.
Na reunião com o ministro do Turismo do Congo, Sabino discutiu iniciativas voltadas ao turismo sustentável e ao desenvolvimento de destinos em regiões emergentes.
O ministro brasileiro também se reuniu com a subsecretária de Turismo do Chile, Verónica Pardo, para tratar sobre a integração da promoção turística na América do Sul. O encontro teve como foco o fortalecimento das rotas que conectam os dois países, visando ampliar o fluxo de visitantes e as oportunidades econômicas na região.
Já a conversa com o ministro do Turismo da República Dominicana, David Collado, teve como foco o compartilhamento de dados sobre turismo, visto que o país tem um observatório do setor. Sabino ressaltou que busca avançar no intercâmbio de informações com a nação e aproveitar as boas práticas na gestão de serviços turísticos.
FITUR 2025
Entre os dias 22 e 26 de janeiro, o Brasil foi o grande homenageado da 45ª edição da Feira Internacional de Turismo (FITUR), que aconteceu em Madrid, na Espanha.
Com um estande de 308 m² e a participação de 37 expositores, o país apresentou ao público de 250 mil participantes a diversidade da oferta turística brasileira. A ação visou consolidar a imagem do país como um dos destinos mais desejados do mundo, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade.
A estratégia do Brasil no evento incluiu apresentar informações sobre cenários e oportunidades de investimentos no turismo brasileiro. Na ocasião, foi lançado o guia “UNWTO Tourism Doing Business”, resultado de uma parceria com a Organização Mundial do Turismo (OMT).
Foto: David Aguero Munhoz / Ministério do Turismo