Com 90% dos votos e elogiado pelos colegas, Davi Alcolumbre (AP) é eleito Presidente do Senado Federal

Parlamentar, que já esteve à frente da Casa em 2019/2020, promete um mandato voltado ao fortalecimento da democracia

Com ampla maioria e sob elogios dos pares, o senador Davi Alcolumbre (AP) foi eleito, neste sábado (1º), presidente do Senado Federal. Por 73 votos a favor e 8 contrários, o parlamentar – que ocupa a vaga deixada pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) – comandará a Casa pelos próximos dois anos. Alcolumbre já esteve à frente do Senado durante o biênio 2019/2020, quando foi eleito com 42 votos. Cinco anos depois, o parlamentar retorna ao cargo com 31 votos a mais, uma mostra do reconhecimento dos colegas ao seu perfil conciliador e pautado no diálogo.

Para vencer a eleição, eram necessários 41 votos dos 81 senadores, mas Alcolumbre obteve 90% dos votos. Candidato pelo União Brasil, o senador contou com o apoio de mais de dez partidos representados na Casa. Também concorreram à vaga de presidente os senadores Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), que recebeu quatro votos, e o senador Eduardo Girão (Novo-CE), que também obteve quatro votos. Os senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) retiraram suas candidaturas.

Em seu primeiro discurso como presidente eleito, o senador garantiu que continuará lutando pelo fortalecimento da democracia, a independência entre os Poderes, o crescimento socioeconômico do país e por mais igualdade e oportunidade aos brasileiros. O senador também disse que continuará atuando para construir consensos. “Eu quero ser um catalisador do desejo deste plenário e ajudar a construir os consensos que forem necessários para melhorar a vida da população brasileira”.

Alcolumbre destacou ainda que sua gestão será marcada pela igualdade entre os pares, independentemente de posições político-ideológicas. “Nesta presidência seremos uma Casa de iguais, onde cada senadora e cada senador terá voz e espaço, independentemente da sua ideologia ou orientação política. Vamos trabalhar pelo Brasil: promover a geração de emprego, o crescimento econômico, o desenvolvimento social, a saúde pública, a educação de qualidade, a segurança para todos”.

De acordo com o novo presidente do Senado, o Brasil pede por pacificação, por um ambiente de respeito e cordialidade e afirmou que o compromisso da Casa é buscar atender aos anseios da sociedade. “Mas é importante que seja dito: este Senado Federal, este Congresso Nacional, não vai se omitir nem vacilar para tomar as decisões que melhorem a vida das pessoas. Antes de cada enfrentamento, cada votação sensível, uma pergunta deverá ecoar em nossas mentes: ‘esse projeto ajuda ou atrapalha o povo? A vida do cidadão que represento será impactada positivamente por essa nova lei?’”, frisou.

Líder do União Brasil, o senador Efraim Filho (PB) parabenizou o colega de partido e disse não ter dúvidas de que Alcolumbre exercerá, mais uma vez, um excelente mandato à frente do Senado Federal. “Davi é um homem que tem experiência, maturidade, já enfrentou os desafios desta cadeira e está plenamente preparado e qualificado para dar continuidade a uma agenda que dialoga com a vida real do brasileiro”.

Quem é Davi Alcolumbre

David Samuel Alcolumbre Tobelem é natural de Macapá (AP) e começou a vida pública em 2001, como vereador da capital amapaense, aos 24 anos. Em 2002, foi eleito deputado federal, permanecendo na casa por três mandatos consecutivos. Em 2014, foi eleito para o Senado pela primeira vez, com 131 mil votos. Em 2019, foi escolhido por 42 parlamentares para ser presidente da Casa. Na eleição de 2022, Alcolumbre foi reeleito senador, com o apoio de 196 mil eleitores. Por duas vezes, foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das comissões mais importantes do Legislativo.

Texto: Fernanda Domingues
Foto: Sidney Lins Jr

Compartilhe

EXECUTIVO

Teresina implanta QR Codes em UBS para consulta de medicamentos disponíveis

Iniciativa em Petrolina (PE) promove inclusão digital e formação para jovens

Prefeito de Belford Roxo (RJ) faz uma série de inaugurações; Rueda acompanha

LEGISLATIVO

Yandra Moura garante aprovação de relatório que cria política permanente contra os efeitos da seca no Nordeste

Presidente Roberto Cidade propõe política estadual para reduzir uso de plásticos nas escolas do Amazonas

Fausto Júnior apresenta projeto para aumentar pena de posse de material pornográfico infantil e proibir monetização de conteúdos que sexualizem crianças

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress