Na abertura do ano legislativo, Alcolumbre reforça necessidade de pacificação, união e construção de diálogo entre Poderes

O novo presidente do Congresso também disse que trabalhará para que a voz do povo seja sempre ouvida e respeitada

Durante a abertura do ano legislativo, nesta segunda-feira (3), o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), reforçou seu compromisso em trabalhar para que o Legislativo federal se consolide, cada vez mais, como um espaço de pacificação, construção e diálogo. Segundo o parlamentar, o país possui “enormes desafios” pela frente, tais como consolidar a economia, equilibrar as contas públicas, promover o desenvolvimento econômico e social e garantir que a voz do povo seja ouvida e respeitada.

“E para que isso tudo aconteça, é essencial que cada Poder respeite suas funções e limites. O Congresso tem sua autonomia e suas prerrogativas. Vamos trabalhar em harmonia com o Executivo e o Judiciário, mas sempre garantindo que a voz do povo, representada aqui neste Parlamento, seja a base de todas as decisões”, frisou Alcolumbre. De acordo com o senador, é papel do Legislativo contribuir com ações que façam o brasileiro crescer, empreender e viver com dignidade. “E nós temos que ser o instrumento para que isso aconteça. Vamos avançar na agenda fiscal, na geração de emprego e renda e no combate às desigualdades”, acrescentou.

Na presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso; do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, entre outras lideranças, Alcolumbre afirmou ainda que um Legislativo forte é indispensável para a estabilidade democrática. “É a garantia de mecanismos efetivos de fiscalização do uso dos recursos públicos e da execução das políticas governamentais; é o espaço real de negociação e mediação que promove equilíbrio entre os diferentes grupos políticos, regionais e sociais”.

Sobre a relação entre Legislativo e Judiciário, especialmente no que diz respeito à destinação de emendas parlamentares, o presidente do Senado disse que as decisões do Supremo Tribunal Federal devem ser respeitadas, mas não podem ultrapassar as prerrogativas do Congresso Nacional. “É igualmente indispensável garantir que este Parlamento não seja cerceado em sua função primordial de legislar e representar os interesses do povo brasileiro, inclusive, levando recursos e investimentos à sua região. Que a presença hoje aqui de representantes dos três poderes da União seja mais do que um gesto formal, seja um símbolo vivo de que podemos construir juntos, que podemos agir com responsabilidade e compromisso com a nação”, concluiu.

Texto: Fernanda Domingues
Foto: Sidney Lins Jr.

Compartilhe

EXECUTIVO

Bragança Paulista amplia Programa Reabilita+ com entrega de mais 105 aparelhos auditivos

Ponta Grossa (PR) amplia rede de drenagem para reduzir alagamentos e proteger a cidade

Goiás firma parceria para oferecer bolsas de mestrado em universidades de excelência no exterior

LEGISLATIVO

Yandra Moura garante aprovação de relatório que cria política permanente contra os efeitos da seca no Nordeste

Presidente Roberto Cidade propõe política estadual para reduzir uso de plásticos nas escolas do Amazonas

Fausto Júnior apresenta projeto para aumentar pena de posse de material pornográfico infantil e proibir monetização de conteúdos que sexualizem crianças

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress