O partido União Brasil consolidou sua influência ao assumir a presidência de cinco Assembleias Legislativas estaduais para o biênio 2025-2026. Os deputados Rodrigo Bacellar (Rio de Janeiro), Alliny Serrão (Amapá), Bruno Peixoto (Goiás), Marcelo Santos (Espírito Santo) e Roberto Cidade (Amazonas) foram eleitos para liderar os parlamentos de seus respectivos estados.
No Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa (Alerj) por unanimidade, um feito inédito desde 1975. Na presença do presidente nacional do partido, Antonio Rueda, ele ressaltou a importância da união para a construção de pautas de interesse coletivo.
“Apesar das divergências e dos debates eleitorais, existem pautas que unem todos os espectros políticos. Somos um exemplo de que é possível construir, em sintonia com todas as correntes políticas, muitas agendas de interesse do Estado do Rio”, declarou em seu discurso de posse.
No Amapá, a deputada Alliny Serrão foi reeleita presidente da Assembleia Legislativa (Alap) também por todos os membros da Casa. Ao assumir o cargo, reforçou o seu compromisso de construir uma jornada coletiva, baseada no diálogo e no respeito.
“É com imenso senso de responsabilidade e respeito que assumo, mais uma vez, a presidência desta Casa. Ao longo de minha trajetória, sempre acreditei que a política tem o poder de transformar vidas e promover justiça social. Hoje, mais do que nunca, reforço meu compromisso com os valores democráticos e com o povo do Amapá”, declarou.
Em Goiás, o deputado Bruno Peixoto assumiu novamente a presidência da Assembleia Legislativa (Alego) em sessão realizada no último sábado (1º), com a presença do governador Ronaldo Caiado (União). Peixoto assegurou que a sua gestão continuará focada na otimização das atividades legislativas, na administração responsável dos recursos públicos e na proximidade com a população.
“Com muito trabalho, responsabilidade e transparência, continuaremos avançando nas pautas que tragam impactos positivos para a vida dos goianos. Seguiremos priorizando as medidas de economia, que vêm resultando em benefícios para a sociedade, além da eficiência e excelência no serviço que é prestado ao cidadão”, pontuou.
No Espírito Santo, Marcelo Santos foi reeleito por unanimidade para a presidência da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), onde já exerce seu sexto mandato consecutivo como deputado estadual. Durante a cerimônia de posse, ele enfatizou que seu compromisso é dialogar sempre em favor do estado.
“O resultado desta eleição é a prova de que, mesmo tendo crenças, valores e concepções diferentes, podemos, por meio de um debate franco e transparente, caminhar juntos na construção de um estado melhor para todos os capixabas”, disse.
No Amazonas, Roberto Cidade foi reconduzido pela terceira vez consecutiva à presidência da Assembleia Legislativa (Aleam). Em seu discurso, o deputado agradeceu aos colegas pela confiança e salientou a responsabilidade do parlamento de trabalhar em favor das demandas da população amazonense.
“Assumo mais uma vez a presidência desta Casa com um sentimento profundo de gratidão e humildade. Sei da responsabilidade que esse cargo exige. Às deputadas e aos deputados agradeço por, mais uma vez, terem confiado em mim, para que eu possa administrar e continuar o trabalho que estamos realizando juntos”, disse durante a cerimônia, que contou com participação do governador Wilson Lima (União).