Sob gestão de Marcos Rocha, Rondônia bate recorde na exportação de café em 2024

Sob a gestão do governador Marcos Rocha (União), Rondônia alcançou um marco histórico nas exportações de café, ultrapassando 35 mil toneladas em 2024. O volume consolida o estado como um dos principais protagonistas na produção e comercialização do grão brasileiro no mercado internacional.

Marcos Rocha atribuiu o recorde a uma série de ações estratégicas voltadas para o aumento da produção e aprimoramento da qualidade do café produzido no estado.

“Esse crescimento é resultado de um trabalho conjunto entre o governo, produtores e instituições que apoiam a cadeia produtiva. A expansão das exportações reforça nossa posição no mercado global e faz com que busquemos mais países que ofereçam novas oportunidades de negócios.”, salientou o governador.

Entre os principais destinos do café rondoniense destacam-se países como Vietnã, Alemanha, Bélgica, Estados Unidos, México, Itália, Espanha, Argélia e Índia.

Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a produção e exportação de café geram emprego e renda em várias regiões de Rondônia, beneficiando milhares de famílias que dependem da cultura como principal fonte de sustento. O aumento das exportações também representa uma contribuição significativa ao Produto Interno Bruto (PIB) do estado e à balança comercial do Brasil.

Incentivos à produção

Nos últimos anos, a gestão de Marcos Rocha tem investido fortemente em tecnologia e capacitação para melhorar a qualidade da produção do café.

“A realização da 1ª Feira Tecnológica dos Cafés de Rondônia, em outubro de 2024, em Cacoal, foi um passo importante nesse sentido, trazendo soluções e inovações aos produtores”, ressaltou o secretário da Seagri, Luiz Paulo da Silva Batista.

Outro fator determinante para o crescimento das exportações foi a entrega de mais de 2 milhões de mudas de café aos produtores locais entre 2019 e 2024. O programa de incentivo possibilitou a renovação das lavouras e a ampliação da área plantada, impulsionando a produtividade do estado e o aumento da oferta de café de qualidade para o mercado externo.

Além disso, a projeção do café rondoniense no mercado global também tem sido fortalecida por participações estratégicas em eventos internacionais. Um dos destaques foi a presença do estado no Taste and Feel Rondônia Coffee Fest, realizado em Londres, onde o café regional conquistou reconhecimento entre especialistas e consumidores estrangeiros.

Foto: Secom / Governo de Rondônia

Compartilhe

EXECUTIVO

QUEIMADOS (RJ) TERÁ PRIMEIRO ESPAÇO DA BAIXADA FLUMINENSE DEDICADO AO CUIDADO DE PESSOAS COM AUTISMO

Jundiaí (SP) amplia adesão ao IPTU Digital

Betim acelera atendimento no Protocolo Geral

LEGISLATIVO

Yandra Moura garante aprovação de relatório que cria política permanente contra os efeitos da seca no Nordeste

Presidente Roberto Cidade propõe política estadual para reduzir uso de plásticos nas escolas do Amazonas

Fausto Júnior apresenta projeto para aumentar pena de posse de material pornográfico infantil e proibir monetização de conteúdos que sexualizem crianças

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress