Em missão na Índia, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), avançou nas negociações para a formalização de um acordo voltado à produção de energia limpa. Na terça-feira (11), ele se reuniu com o secretário do Ministério do Petróleo e Gás Natural indiano, Pankaj Jain, para discutir a criação de um grupo de trabalho relacionado à utilização do biometano e à produção do etanol de segunda geração.
Durante o encontro, Caiado destacou o potencial de Goiás para contribuir com o processo de transição energética em nível global.
“O mundo está com os olhos voltados para nós. Um país continental como o nosso, com a nossa capacidade produtiva, não precisa importar tecnologia. Temos potencial e temos como sustentar a descarbonização demandada por todo o planeta”, afirmou o governador, em referência à instalação de uma usina de etanol a partir do bagaço de cana-de-açúcar em Jataí.
O representante do governo indiano enfatizou que a ampliação da produção de combustíveis limpos é estratégica para o desenvolvimento da indústria de veículos híbridos no país. Convidado para visitar Goiás, Pankaj Jain colocou sua equipe à disposição para tratar de novas missões comerciais.
“Estamos extremamente interessados em saber como vocês conseguem aumentar a produtividade sem aumentar a área plantada”, salientou o secretário.
Caiado também representou Goiás no painel de liderança do 3º India Energy Week (IEW), um dos maiores eventos do setor energético mundial. Para uma plateia formada por especialistas, investidores e representantes de mais de 120 países, o governador apresentou os avanços do Brasil no desenvolvimento de tecnologia própria para a produção de biocombustíveis.
“A parceria com a Índia neste momento é extremamente importante pela alta produtividade que tem. O Brasil é rico em combustíveis fósseis, mas cada vez mais nós estamos acelerando a tecnologia do etanol, do biogás e do biometano.”, pontuou o gestor estadual.
Missão na Índia
A missão oficial teve início na segunda-feira (10) e segue até 21 de fevereiro, com o objetivo de fortalecer relações comerciais e atrair investimentos para Goiás.
Liderada por Caiado, a delegação busca compreender as mudanças estruturantes que a Índia promoveu para se tornar uma potência global emergente, impulsionada por fatores como inovação, tecnologia, liderança na área médica e crescimento do mercado interno.
Foto: Júnior Guimarães / Governo de Goiás