Os estados de Goiás, Mato Grosso e Rondônia foram premiados na categoria Ouro do Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. A honraria reconhece boas práticas que asseguram o direito à alfabetização na idade certa.
Com o Programa AlfaMais, a gestão do governador Ronaldo Caiado (União) já destinou mais de R$ 85,8 milhões para aprimorar o ensino nos primeiros anos da educação básica. A iniciativa inclui a distribuição de materiais pedagógicos e a formação continuada de professores.
Já o plano EducAção 10 Anos, da gestão de Mauro Mendes, tem proporcionado a modernização do ensino público de Mato Grosso e a redução de desigualdades. Com os investimentos em tecnologia, os estudantes têm acesso a recursos digitais e ferramentas educacionais que facilitam a aprendizagem.
Em Rondônia, o Programa de Alfabetização de Rondônia (Proalfa), desenvolvido pelo governo Marcos Rocha (União), busca garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até os sete anos. A iniciativa prevê a aquisição de materiais didáticos regionalizados, além da capacitação de professores, gestores e coordenadores.
Capitais e grandes cidades também são reconhecidas
Além dos estados, municípios liderados por prefeitos do União Brasil também receberam o Selo Ouro por suas políticas voltadas à alfabetização e à redução das desigualdades educacionais.
Entre as cidades premiadas estão Salvador (BA), Goiânia (GO), Teresina (PI), Mossoró (RN), Ponta Grossa (PR), Jundiaí (SP), Betim (MG) e Castanhal (PA).
Foto: SEDUC / Governo de Rondônia