Com a liderança do governador Mauro Mendes (União), Mato Grosso registrou a menor taxa anual de desemprego do país em 2024, com uma média de 2,6%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No cenário nacional, o índice foi de 6,6%.
Além da baixa desocupação, Mato Grosso também se sobressai pela remuneração. O rendimento real habitual médio no estado atingiu R$ 3.510, superando a média nacional de R$ 3.225.
Mendes ressaltou que o excelente resultado reflete a força de uma economia diversificada, que impulsiona o mercado de trabalho e gera oportunidades.
“Parabéns a todos da indústria, do comércio, do agronegócio, trabalhadores, empresários, empreendedores, todos que estão ajudando a construir esse belo estado que dá muito orgulho a mim como governador, mas tenho certeza que dá orgulho a todos de Mato Grosso. O nosso estado, com certeza, é um exemplo de um Brasil que dá certo”, comemorou.
Rondônia também se destaca no ranking
Rondônia, sob a gestão do governador Marcos Rocha (União), conquistou a terceira posição entre os estados com os melhores índices de empregabilidade. Além disso, o estado lidera a Região Norte, registrando a menor taxa de desocupação, com 3,3%.
Rocha atribuiu o bom desempenho a uma série de medidas implementadas pelo governo estadual, como a simplificação para abertura de empresas, incentivos fiscais, ampliação de crédito para pequenos negócios e fortalecimento da educação profissionalizante.
“O governo do estado juntamente aos representantes dos Poderes, empresários, produtores e toda a população trabalham integrados para promover o progresso, proporcionando mais oportunidades de emprego para os rondonienses terem uma vida mais digna e feliz”, destacou.
Foto: Mayke Toscano / Secom-MT