Sob a gestão de Wilson Lima (União), o governo do Amazonas já investiu cerca de R$ 1,16 bilhão em segurança pública desde 2019. Os recursos têm sido direcionados para o combate à criminalidade e a modernização das forças de segurança,
O governador entregou equipamentos avaliados em mais de R$ 7 milhões, incluindo armamentos, munições e acessórios tecnológicos.
“Nós estamos entregando fuzis que a polícia do Amazonas nunca teve. Tem que ser armamento pesado para enfrentar grupos criminosos que descem da fronteira, da Colômbia, do Peru. Nós temos um time que tem dado um resultado muito significativo na segurança pública como nunca antes no estado”, afirmou Wilson Lima.
Lima também destacou que os investimentos têm gerado resultados expressivos no combate à criminalidade. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o estado alcançou uma apreensão recorde de mais de 43 toneladas de drogas, o equivalente a 70% do total confiscado na Região Norte em 2024. O número de armas retiradas de circulação registrou alta de 11%, com 1,5 mil unidades apreendidas.
“Nós temos um time que tem dado um resultado muito significativo na Segurança Pública, como nunca aconteceu antes neste estado. Isso nos deixa muito envaidecido, mas também aumenta a nossa responsabilidade de cada vez mais ampliar esses números e trazer essa sensação de segurança para nossa população”, ressaltou.
As iniciativas do Governo do Amazonas para fortalecer a segurança pública incluem a criação de programas estratégicos como o RecuperaFone, que já possibilitou a recuperação de 2.100 celulares. Entre os investimentos realizados em tecnologias avançadas, destaca-se o Cellebrite, ferramenta utilizada para extração de dados de dispositivos móveis.
Foi inaugurada a nova sede da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), projetada para atender 250 profissionais. O espaço proporciona melhores condições de trabalho e maior eficiência administrativa.
Durante a cerimônia, o governador Wilson Lima também entregou troféus a unidades e delegacias da capital e do interior que alcançaram metas e contribuíram para a redução dos índices de criminalidade no estado.
Foto: Arthur Castro / Secom