Durante missão oficial na Índia, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), tem avançado em acordos para impulsionar a transição energética no Brasil e fortalecer o agronegócio goiano.
Na última quinta-feira (13), o gestor estadual assinou um memorando de entendimento com representantes da indústria indiana Raj Process Equipments and Systems para a instalação de uma fábrica de biometano em Rio Verde (GO). O empreendimento utilizará a vinhaça da cana-de-açúcar como matéria-prima.
Segundo Caiado, o acordo integra um plano estratégico para fomentar o uso de combustíveis renováveis no estado. A expectativa é que, nos próximos anos, o biometano produzido no Sudoeste goiano se torne referência para abastecimento de frotas em todo o país, contribuindo para a economia verde e reduzindo impactos ambientais.
“O biometano é uma alternativa viável e sustentável, e esse acordo com a indústria indiana é mais um passo para consolidarmos nossa liderança nesse setor”, afirmou o governador.
Parceria para produção de alimentos
O governador de Goiás também iniciou uma colaboração com a Índia para avançar na produção de alimentos. Em reunião com o ministro de Estado da Agricultura e Bem-Estar da Índia, Bhagirath Choudhary, Caiado discutiu acordos que promovem o aumento das exportações goianas e o acesso a novas tecnologias.
Como resultado das negociações, Goiás se prepara para iniciar a exportação de feijão-caupi biofortificado. Produzido em território goiano pela Embrapa Cerrados, o grão despertou o interesse do governo indiano por seu alto valor nutritivo. O país desenvolve um programa de segurança alimentar para enfrentar a fome e o déficit nutricional.
“Cerca de 850 milhões de pessoas no mundo passam fome. Mais de três bilhões possuem déficit alimentar. Sabemos do desafio que é suprir essa demanda. Não voltamos os olhos apenas para o atendimento da população nacional. Voltamos os olhos e estendemos as mãos para uma ação solidária mundial”, salientou o governador.
Foto: Júnior Guimarães / Governo de Goiás