O governador do Amazonas, Wilson Lima (União), lançou nesta segunda-feira (17) o sistema Saúde AM Digital, que utiliza inteligência artificial para agilizar a realização de consultas e exames na rede estadual de saúde.
A assistente virtual enviará mensagens pelo WhatsApp aos pacientes com atendimentos agendados via Sistema Nacional de Regulação (SisReg). A expectativa é diminuir o tempo na realização dos procedimentos e o não comparecimento aos agendamentos.
“Com os avanços tecnológicos, a saúde precisa acompanhar essa transformação digital e garantir respostas em tempo real. Estamos utilizando a tecnologia para acelerar esses atendimentos”, destacou o governador.
Antes da implementação do sistema, os pacientes precisavam se deslocar até uma unidade de saúde para inserir o pedido no sistema e retornar posteriormente para confirmar a marcação da consulta ou exame.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), são agendadas, em média, 600 mil consultas por mês. No entanto, o índice de absenteísmo nos procedimentos marcados pelo SisReg.
“Antes dessa ferramenta, demoraríamos de 15 a 30 dias para poder ser notificado que o usuário faltou a uma consulta ou exame. A partir do momento que estamos trabalhando com a ferramenta, ele vai saber em tempo real. O usuário que está num grau abaixo da fila possa ter a oportunidade de subir e também ser atendido de forma mais ágil”, explicou a titular da SES-AM, Nayara Maksoud.
Foto: Diego Peres / Secom