A gestão do governador Ronaldo Caiado (União) fechou um acordo com o governo do Distrito Federal para subsidiar a tarifa do transporte coletivo no Entorno do DF. A iniciativa busca conter o aumento das tarifas e melhorar a qualidade do serviço na região.
A proposta partiu de Caiado, que, ainda em 2023, sugeriu a criação de um consórcio interfederativo para garantir passagens mais baratas para milhares de trabalhadores que dependem desse meio de transporte.
O modelo que será adotado segue o exemplo da Região Metropolitana de Goiânia, onde investimentos em infraestrutura e renovação da frota permitiram manter a tarifa congelada em R$ 4,30 nos últimos seis anos.
“Queremos que esses benefícios também cheguem aos moradores do Entorno do DF. São pessoas que ajudam a movimentar a economia de Brasília e que merecem um tratamento mais digno no deslocamento para o trabalho”, ressaltou Caiado.
O acordo prevê que a União será responsável pelos investimentos em infraestrutura, enquanto os governos de Goiás e do Distrito Federal dividirão o subsídio operacional, impedindo que reajustes sejam repassados à população.
Uma reunião técnica deverá ser realizada para definir os detalhes da implementação do projeto.
Foto: Wesley Costa / Secom