A gestão do governador Marcos Rocha (União) tem avançado no combate à violência doméstica por meio do programa Mulher Protegida. A iniciativa disponibiliza atendimento personalizado via WhatsApp, proporcionando orientações e acolhimento para que as vítimas possam superar a condição na qual se encontram.
Criado em 2021, o programa inclui benefícios como auxílio financeiro de R$ 600 pelo período de 12 meses, cursos de capacitação profissional e acompanhamento psicossocial nos municípios participantes.
Marcos Rocha ressalta que os investimentos do estado estão ajudando Rondônia a conquistar avanços significativos na defesa das mulheres.
‘‘O governo tem trabalhado para que as mulheres e meninas vítimas de violência se sintam protegidas e tenham oportunidade de escrever uma nova história para suas vidas, com referenciamento psicossocial, auxílio financeiro e capacitação, um apoio completo para superar a condição de violência doméstica e familiar’’, ressalta o governador.
Para receber atendimento pelo programa Mulher Protegida, é necessário possuir medida protetiva de urgência vigente e estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica decorrente da violência doméstica e familiar. A beneficiária também deve ser residente no estado de Rondônia e estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), em razão de ter renda familiar de até três salários mínimos.
Foto: Frank Néry / Secom Governo de Rondônia