A gestão do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), conseguiu suspender o reajuste de 2,91% nas tarifas do transporte público na região do Entorno do Distrito Federal, que entraria em vigor neste domingo (23).
Com validade inicial de seis meses, a decisão da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) foi motivada pelo acordo firmado entre os executivos de Goiás e do Distrito Federal para subsidiar a tarifa do transporte coletivo no Entorno do DF.
“É mais um passo nessa luta que estamos travando desde 2023. Conseguimos agora evitar um aumento que pesaria no bolso do usuário e vamos seguir em frente para consolidar o consórcio com o GDF”, comemorou Caiado.
O acordo prevê que os dois entes federativos dividirão o subsídio operacional, impedindo que reajustes sejam repassados à população. A União, por sua vez, será responsável pelos investimentos em infraestrutura.
A proposta surgiu em 2023, quando Caiado sugeriu a criação de um consórcio interfederativo para garantir passagens mais acessíveis aos trabalhadores que dependem do transporte público na região.
O modelo adotado seguirá o exemplo da Região Metropolitana de Goiânia, onde investimentos em infraestrutura e renovação da frota permitiram manter a tarifa congelada em R$ 4,30 nos últimos seis anos.
“Queremos que esses benefícios também cheguem aos moradores do Entorno do DF. São pessoas que ajudam a movimentar a economia de Brasília e que merecem um tratamento mais digno no deslocamento para o trabalho”, ressaltou o governador de Goiás.
Foto: Junior Guimarães e Hegon Corrêa / Governo de Goiás