O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, recebeu nesta segunda-feira (3) o Prêmio de Liderança Governamental durante o Congresso Mundial de Telefonia Móvel (MWC), realizado em Barcelona, na Espanha. A honraria reconhece o avanço do Brasil na conectividade e inovação digital.
“Este prêmio mostra que estamos no caminho certo para tornar o Brasil uma referência global em conectividade e transformação digital. Com isso, estamos comprovando que, com políticas bem estruturadas, estamos transformando vidas, conectando milhões de pessoas e impulsionando a economia digital”, disse Juscelino Filho.
Entre as medidas do Ministério das Comunicações que levaram à premiação está o acordo firmado com a Colômbia no âmbito do programa Norte Conectado. A iniciativa prevê a extensão da infovia instalada sob as águas de rios amazônicos para conectar 13 municípios do Amazonas à cidade colombiana de Leticia.
Outras ações de destaque incluem a liberação antecipada do espectro de 3,5 GHz para acelerar o 5G e a simplificação de regulamentações. Além disso, a pasta converteu multas das operadoras em iniciativas de letramento digital para mulheres vulneráveis e promoveu a expansão da conectividade para comunidades indígenas.
Missão em Barcelona
A missão da comitiva do Ministério das Comunicações à Espanha incluiu reuniões com representantes da Telcomp e da Softex para discutir o papel dos pequenos e médios provedores de internet na inclusão digital no Brasil.
No encontro, Juscelino Filho ressaltou que tem acompanhado as discussões no Congresso Nacional sobre o aumento do poder de fiscalização das agências reguladoras. O ministro também defendeu a manutenção da autonomia da Anatel, considerada essencial para a competitividade do setor.
“O setor de telecomunicações é estratégico para o Brasil e os desafios são grandes. Precisamos avançar em segurança jurídica, compartilhamento de infraestrutura, ampliação da conectividade e equilíbrio regulatório. O Ministério das Comunicações está comprometido em criar um ambiente propício para todos esses avanços”, afirmou.
Foto: Kayo Sousa / Ministério das Comunicações