O Escritório Regional da ONU Turismo iniciou suas atividades nesta sexta-feira (07), no Rio de Janeiro. A nova sede é resultado de uma intensa articulação do ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da entidade, Celso Sabino (União).
A cerimônia de abertura marcou uma nova etapa do turismo no Brasil, com foco na sustentabilidade. Segundo Sabino, o escritório será estratégico para atrair turistas e investimentos aos destinos brasileiros e a localidades fora do circuito europeu.
“A unidade da ONU Turismo colocará o país definitivamente no cenário dos grandes players globais do setor, com o planejamento e a adoção de ações em prol do desenvolvimento sustentável de toda a região”, destacou o ministro.
O escritório será responsável por coordenar as operações da ONU Turismo nas Américas e Caribe. A unidade contará com consultores brasileiros e estrangeiros para assessorar os países na formulação de estratégias que impulsionem o desenvolvimento econômico e social do setor.
O secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, ressaltou que a escolha do Brasil como sede da primeira unidade regional da entidade é o reconhecimento da riqueza cultural do país.
“Vamos trabalhar para trazer muito mais turistas para cá, esse é o nosso compromisso com a chegada do escritório regional aqui, no Rio. O Brasil é maravilhoso, e vamos trabalhar para mostrar tudo isso para o mundo”, afirmou.
Foto: André Luiz / Ministério do Turismo