O governador de Rondônia, Marcos Rocha (União), firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o estoque de carbono do estado, tanto em florestas quanto em propriedades rurais.
O projeto será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém (PA), em novembro. Segundo o governador, será uma oportunidade para colocar Rondônia em destaque global na comercialização de créditos de carbono.
Rocha ressaltou ainda que a iniciativa fortalece o compromisso de sua gestão com a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico.
‘‘Antigamente falavam que dinheiro não nasce em árvore, agora vemos que podemos conseguir prosperidade com as florestas plantadas, a partir do crédito de carbono, e vamos mostrar ao mundo quanto nós temos de estoque de carbono não só em árvores, mas também no solo, a partir desse projeto conjunto desenvolvido pelo governo de Rondônia’’, disse.
O administrador do CEiiA, Jorge Cabral, enfatizou os impactos positivos que serão gerados com o Plano de Ação, que será executado ao longo de 36 meses.
.
‘‘É uma parceria muito positiva por colocar novidades tecnológicas e pesquisa a serviço do meio ambiente e da população de Rondônia’’, afirmou.
Foto: Secom / Governo de Rondônia