Na ITB Berlim, uma das maiores feiras do turismo no mundo, o ministro do Turismo, Celso Sabino (União), foi eleito “Ministro do Turismo do Ano” na categoria “Excelência em Governança” pela Associação de Escritores de Viagens do Pacífico (PATWA). O Brasil também foi reconhecido pela entidade como “Destino do Ano”, consolidando seu destaque internacional.
Os prêmios fazem parte do PATWA International Travel Award, que anualmente homenageia contribuições globais excepcionais à indústria turística. Os vencedores são escolhidos por um conselho internacional da entidade, fundada em 1999 com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do setor.
“Esse é o resultado de muito trabalho de todos do Ministério do Turismo para fortalecer nosso turismo e atrair cada vez mais visitantes ao país. Vamos juntos rumo a novos recordes!”, afirmou Celso Sabino, que também preside o Conselho Executivo da ONU Turismo.
O protagonismo do Brasil na premiação ocorre em um momento de crescimento expressivo do turismo no país. Apenas nos dois primeiros meses de 2025, os destinos nacionais receberam um número recorde de 2,8 milhões de turistas internacionais.
Em 2024, o país também registrou seu maior volume de visitantes estrangeiros. Foram 6,773 milhões de turistas internacionais, um aumento de 12,3% em relação ao ano anterior. Os gastos deste público no país somaram um total de 7,3 bilhões, superando, inclusive, o recorde de 2014, quando o Brasil sediou a Copa do Mundo de Futebol.
Foto: Roberto Castro / Ministério do Turismo