Nesta quarta-feira (19), foram realizadas as eleições para as presidências de 28 comissões permanentes da Câmara dos Deputados. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante da Casa, será comandada por Paulo Azi (União-BA). Já a Comissão de Educação (CE) ficará sob a liderança de Maurício Carvalho (União-RO), enquanto a Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) será presidida por Yandra Moura (União-SE).
Ao assumir a CCJ, o deputado Paulo Azi ressaltou o protagonismo do colegiado e defendeu o debate e a análise detalhada das propostas em tramitação.
“Essa comissão precisa cada vez mais deliberar e propiciar que o plenário da Casa, quando for apreciar as matérias, já tenha uma análise prévia da sua admissibilidade, para que se evite que, muitas vezes, os parlamentares sejam pegos de surpresa, chamados a apreciar e a votar um projeto em regime de urgência”, declarou.
Em seu discurso de posse na CE, Maurício Carvalho ressaltou que a educação é o caminho para transformar o país
“O Brasil precisa de uma educação que funcione na prática, que valorize os professores, que prepare os jovens para o mercado de trabalho. É fundamental garantir que nenhuma criança fique para trás”, afirmou o parlamentar, que já era titular da comissão.
Por sua vez, Yandra Moura destacou suas prioridades à frente da CDR, com ênfase na redução das desigualdades regionais, ampliação da infraestrutura e atração de investimentos.
“Lutaremos contra as desigualdades regionais e por mais infraestrutura e investimentos, nos debruçaremos sobre projetos que busquem transformar a economia local. Atuaremos como elo entre os estados e os municípios e o governo federal”, , declarou a deputada.
Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados