Por meio do programa Defesa Lilás, o União Brasil participa da 69ª Sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW), entre os dias 17 e 21 de março, na sede das Nações Unidas, em Nova York. A tesoureira do partido, Mila de Rueda, e a coordenadora do projeto, Cristiane Sales, integram a comitiva para apresentar as iniciativas voltadas ao fortalecimento da presença feminina na política.
A CSW reúne lideranças, ativistas, representantes governamentais e membros de organizações da sociedade civil para debater avanços e desafios na promoção da igualdade de gênero e no empoderamento das mulheres em todo o mundo.
Com a sua presença na conferência, o União Brasil reforça o compromisso com a capacitação de lideranças femininas e a formulação de políticas públicas que garantam mais proteção e oportunidades às mulheres brasileiras.
Comissão sobre a Situação das Mulheres
Criada em 1946, a CSW é o principal órgão intergovernamental da comunidade global para os direitos das mulheres.
Em 2025, a conferência celebra os 30 anos da adoção da Declaração de Pequim e sua Plataforma de Ação, um marco na luta pela igualdade de gênero. O encontro deste ano terá como a avaliação dos desafios que ainda impedem a plena implementação do plano para que se possa cumprir a Agenda 2030, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Entre os temas em destaque da programação estão o desenvolvimento inclusivo, erradicação da pobreza e vida livre de violência, estigma e estereótipos.
A expectativa é que a sessão resulte na adoção de uma Declaração Política e de um Programa de Trabalho Plurianual para nortear as futuras ações da comissão.