Durante missão oficial em Tóquio, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União), participou nesta quarta-feira (26) do Fórum Empresarial Brasil-Japão. O evento fortalece as relações econômicas entre os dois países, que celebram 130 anos de relações diplomáticas em 2025.
No encontro, o ministro destacou que esse marco histórico se reflete nos novos investimentos de fabricantes japonesas no Brasil, que impulsionam o desenvolvimento e a cooperação bilateral.
“Hoje, o Japão está entre os dez países que mais investem no Brasil, com mais de 700 empresas atuando no nosso país, gerando empregos, incentivando a inovação e movimentando a economia. Essa missão aqui em Tóquio é uma grande oportunidade de fortalecer ainda mais esses laços e atrair novos investimentos”, ressaltou.
Avanços na inclusão digital
Ainda na viagem, Juscelino Filho assinou um acordo de inclusão digital e tecnologias da informação e comunicação (TICs) com o ministro das Comunicações japonês, Murakami Seiichiro. A parceria visa impulsionar projetos de inovação e aprimorar soluções tecnológicas para a conectividade no Brasil.
“Com essa colaboração, avançaremos na modernização de setores essenciais, como telecomunicações, serviços postais e economia digital, promovendo intercâmbio de conhecimento e oportunidades para ambos os países”, disse Juscelino Filho.
Para a implementação do memorando de cooperação, será criado o Diálogo Brasil-Japão sobre Economia Digital. O mecanismo permitirá a troca de ideias e a identificação de áreas prioritárias de cooperação, incluindo sustentabilidade digital e redução do impacto ambiental das TICs. Para coordenar o projeto, cada país designará um representante que atuará como ponto focal de comunicação.
Foto: Kayo Sousa / Ministério das Comunicações