Devido aos déficits bilionários, Marcio Bittar pede aos colegas que apoiem instalação da CPI dos Correios

Em discurso na tribuna do Senado, nesta terça-feira (1º), o senador Marcio Bittar (AC) voltou a pedir aos colegas que assinem o requerimento de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar má gestão nos Correios. O documento, protocolado pelo parlamentar no dia 19 de fevereiro de 2025, já conta com mais de 30 assinaturas – sendo o mínimo necessário 28. “Tudo o que está acontecendo mostra, mais do que nunca, a necessidade de o Senado cumprir seu papel. Em 2024, entre as estatais, os Correios responderam por mais da metade de todo o prejuízo: R$ 3,2 bilhões. Neste ano, em janeiro e fevereiro, está se somando quase R$ 1 bilhão, ou seja, R$ 500 milhões por mês de prejuízo”, indignou-se.

Segundo Marcio Bittar, o país precisa de respostas sobre os déficits bilionários da empresa estatal. Em 2024, os Correios assumiram um contrato de confissão de dívida no valor de R$ 7,5 bilhões para pagar ao fundo de pensão dos funcionários da estatal, o Postalis. Esse valor corresponde a metade do rombo do plano de aposentadoria, que é de cerca de R$ 15 bilhões. “Então, infelizmente, saibam que esses R$ 7,5 bilhões serão pagos pelo contribuinte brasileiro, e os outros R$ 7,5 bilhões, inevitavelmente, recairão nas costas do servidor dos Correios, o que está na ativa e o que está já na inatividade”, lamentou Bittar.

Ainda de acordo com o parlamentar acriano, a instalação da CPI dos Correios justifica-se, também, pela denúncia do não recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por parte da empresa. “Isso é crime. Se fosse uma empresa privada, já estaria respondendo criminalmente por apropriação indébita previdenciária”, disse Bittar. “Estão colocando em risco o futuro dos funcionários dos Correios quando não recolhem o FGTS, como não estão recolhendo. Estão com os salários também em risco”, acrescentou.

Enquanto isso, afirma Marcio Bittar, a direção dos Correios age como se nada estivesse acontecendo, patrocinando, inclusive, eventos milionários fora do país e gastando com publicidade. “Os Correios patrocinam eventos até em Bogotá, na Colômbia. E agora fazem uma licitação para a mídia. Pensem em uma coisa boa para a esquerda: é gastar dinheiro público com a mídia, nisso eles são bons, todos os governos deles aumentam exponencialmente, R$ 380 milhões em publicidade”.

Texto: Fernanda Domingues
Foto: Sidney Lins Jr.

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