Municípios do AM sob gestão do União Brasil são contemplados no plano nacional de combate ao desmatamento e queimadas

Canutama, Humaitá e Novo Aripuanã, administradas por prefeitos do União Brasil, estão entre as 81 cidades da Amazônia Legal contempladas pelo programa “União com Municípios”, iniciativa do governo federal para fortalecer o combate ao desmatamento e queimadas na região.

No final de março, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) assinou um contrato no valor de R$ 61 milhões para estruturar os “Escritórios Municipais de Governança”, que realizarão o monitoramento dessas áreas desmatadas.

Com a inclusão ao programa, os municípios receberão investimentos na estruturação de escritórios especializados, além de equipamentos como embarcações, veículos, computadores e drones para o monitoramento da floresta. Haverá também capacitação de equipes para fortalecer as ações locais de prevenção e controle do desmatamento.

Essa preocupação também norteia as ações do Governo do Amazonas, de combate ao desmatamento e às queimadas no estado. Para isso, desde o início de 2024, existe um protocolo preventivo visando enfrentar esses desafios ambientais e mitigar os efeitos às populações locais. “Nossos municípios precisam de apoio para enfrentar os desafios ambientais. Com esse programa, há a garantia de mais recursos e tecnologia para combater o desmatamento ilegal e preservar nossa biodiversidade”, declarou o governador Wilson Lima, presidente estadual do União Brasil.

Entre as cidades contempladas pelo programa, está Canutama (a 1.080 km de Manaus). O prefeito do município, José Roberto Pontes (União-AM), destaca que a expectativa é ter mais uma ferramenta para monitorar e coibir o desmatamento ilegal. “Esse programa nos dá a estrutura necessária para agir. Precisamos da floresta em pé para garantir um futuro sustentável para nossa população”, afirmou.

De igual modo, em Novo Aripuanã (a 1.183 km de Manaus), o prefeito Raymundo Lopes também enfatizou a importância do programa para a manutenção do meio ambiente. “Estamos investindo em um desenvolvimento que respeita o meio ambiente. Nossa adesão ao projeto vai nos permitir fortalecer a fiscalização e combater crimes ambientais com mais eficiência”, ressaltou.

» DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O 2º vice-presidente estadual do União Brasil, Marcellus Campêlo, observa que o partido está alinhado com iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável. “A adesão dos municípios liderados pelo União Brasil mostra que estamos comprometidos em encontrar soluções concretas para a preservação da Amazônia, garantindo também oportunidades econômicas sustentáveis para as populações locais”, pontuou.

A adesão ao programa ocorre em um momento de preocupação com os índices de queimadas e desmatamento na região. Em 2024, a Amazônia enfrentou recordes de incêndios florestais, levando o governo federal a intensificar a fiscalização e implementar novas medidas de controle.

De acordo com dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), houve uma redução de aproximadamente 64% no desmatamento da Amazônia em 2024, comparado a 2022. O Ministério do Meio Ambiente ressaltou que a cooperação com os municípios é essencial para manter essa tendência de queda.

“Com a estruturação dos escritórios municipais de monitoramento, espera-se que as cidades consigam coibir infrações ambientais de forma mais eficaz e promovam a conservação da floresta, garantindo benefícios tanto ecológicos quanto socioeconômicos para suas populações”, ponderou o 3º vice-presidente do União Brasil Amazonas, Sérgio Litaiff.


FOTOS: Divulgação/SECOM

Compartilhe

Municípios do AM sob gestão do União Brasil são contemplados no plano nacional de combate ao desmatamento e queimadas

Celso Sabino lança Calendário Turístico Oficial do Brasil para valorizar destinos nacionais

Carla Dickson e Gisela Simona assumem funções estratégicas para a representatividade feminina na Câmara

EXECUTIVO

Heron Guimarães (UNIÃO-MG)

Prefeito de Betim, Heron Guimarães, lança plano de metas para melhorar serviços até 2028

Bruno Reis (UNIÃO-BA)

Prefeitos do União Brasil tomam posse em capitais e grandes cidades

Prefeitos do União Brasil

Prefeitos do União Brasil participam de programa de imersão em Londres

LEGISLATIVO

Caiado avança em acordo para produção de energia limpa durante missão na Índia

Davi Alcolumbre (UNIÃO-AP)

Quem é Davi Alcolumbre, candidato à presidência do Senado pelo União Brasil

Ministro Juscelino Filho (UNIÃO-MA)

Juscelino Filho celebra lei que institui Dia Nacional do Rádio em 25 de setembro

UNIÃO MULHER

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

Deputada Federal Silvye Alves (UNIÃO-GO)

Trindade recebe primeira unidade da Casa Coração, projeto de Sylvie Alves para acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica

Deputada Federal Silvye Alves (UNIÃO-GO)

Silvye Alves propõe facilitar porte de spray de pimenta e armas de choque para mulheres

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura viabiliza recursos de mais de R$ 50 milhões para impulsionar o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

União Jovem realizará eventos pelo Brasil de olho nas eleições municipais

União Jovem apresenta relatório e demandas a parlamentares do partido

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress