Na manhã desta quinta-feira (3), Álvaro Damião (União-MG) tomou posse como prefeito de Belo Horizonte, em cerimônia realizada na Câmara Municipal. Eleito vice-presidente, ele assumiu a gestão da capital mineira após o falecimento do então titular Fuad Noman (PSD), no último dia 26 de março.
Em seu discurso, o novo prefeito se emocionou ao recordar a confiança que Fuad sempre depositou nele. Damião reafirmou seu compromisso em seguir com os projetos da gestão anterior, promovendo mais entregas nas áreas da saúde, educação, habitação, entre outros.
Entre as primeiras iniciativas de sua administração, está a instalação de uma estátua de bronze em homenagem ao seu antecessor na Avenida Afonso Pena, na atual Praça da Independência. A proposta ainda contempla a mudança do nome da área para “Praça Fuad Noman”.
Após a solenidade, o chefe do Executivo municipal concedeu entrevista coletiva e adiantou que não haverá uma ampla reforma administrativa na Prefeitura. No entanto, anunciou que algumas secretarias sofrerão alterações pontuais e novas pastas serão criadas.
“Nós não vamos chegar na Prefeitura e sair trocando tudo. Aqueles que vão sair da Prefeitura, eles saem de cabeça erguida, fizeram o trabalho deles. É apenas por filosofia de trabalho a partir de agora. A gente vai mudar pontualmente algumas secretarias em Belo Horizonte, pontualmente. Não tem reforma administrativa em Belo Horizonte, a maioria que estava aqui é da confiança do Fuad e consequentemente da minha confiança também, porque eu sou da confiança do Fuad”, disse.
Perfil
Nascido em Belo Horizonte, Álvaro Damião Vieira tem 54 anos e construiu uma carreira consolidada no jornalismo, com mais de três décadas de experiência no rádio e na televisão.
Antes de assumir a Prefeitura, exerceu dois mandatos como vereador da capital mineira. Ele foi eleito vice-prefeito na chapa de Fuad Noman nas eleições municipais de 2024.
Foto: Divulgação / Assessoria Álvaro Damião