Uso de dados agiliza acesso ao histórico do paciente, favorece a precisão dos diagnósticos e reduz o tempo de espera para a tomada de decisões clínicas.
Com digitalização de processos, ampliação da cobertura tecnológica e integração entre as unidades de atendimento, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas está mais organizada. O reflexo da gestão do governador Wilson Lima (União) é um aumento do acesso da população a cuidados qualificados.
No centro dessas transformações, destaca-se a implementação do Prontuário Único do Cidadão, que tem sido um divisor de águas para médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde. O sistema conecta 53 unidades hospitalares e o Complexo de Regulação do estado, reunindo o histórico de atendimento de mais de 1,3 milhão de pacientes.
Essa integração facilita diagnósticos mais precisos, evita a repetição de exames e fortalece o planejamento de políticas públicas com base em dados reais. O acesso rápido ao histórico do paciente melhora a precisão dos diagnósticos e reduz o tempo de espera para a tomada de decisões clínicas.
“A tecnologia vem para o benefício da saúde, para garantir mais assistência e também qualificar todo o processo de organização de serviço”, explica a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.