No encontro, os participantes receberam orientações detalhadas sobre como incluir seus municípios no Mapa do Turismo Brasileiro
O ministro do Turismo, Celso Sabino (União), participou na última quarta-feira (9), em Belém, de um encontro com secretários de Turismo e Cultura de mais de 40 cidades de todas as regiões do Pará. O objetivo foi orientar os gestores sobre ações estratégicas para qualificação dos destinos turísticos no estado.
O evento faz parte do cronograma de ações preparativas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá entre os dias 11 e 20 de novembro na capital paraense.
Uma das principais ações apresentadas no seminário “Desenvolvimento do Turismo no Brasil” foi o Mapa do Turismo Brasileiro. A ferramenta norteia a política de turismo em todo o país e facilita o acesso de municípios a diferentes programas do Ministério. A meta da gestão de Sabino é ampliar a presença de cidades paraenses no Mapa, com foco na valorização das atrações naturais e qualificação profissional.
Outro ponto abordado foi a metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), que qualifica localidades a partir do gerenciamento de serviços de forma inovadora e sustentável. Nesse processo, são trabalhados pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos visitantes.
Sabino também detalhou iniciativas como o Novo Fungetur, que tem disponibilizado cerca de R$ 370 milhões em crédito com condições facilitadas para empreendedores do setor turístico, e o Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), que ajuda a regularizar o setor e já contabiliza um crescimento de 40% no número de inscritos no estado do Pará.
“Como representante paraense no Governo Federal, vou fazer de tudo o que estiver ao meu alcance para destacar o estado nessa área tão importante e que impacta na geração de emprego e renda para a população”, ressaltou o ministro do Turismo.
Foto: Alessandra Serrão / Ministério do Turismo
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo