Construção de moradias e regularização fundiária são prioridades na área social nos 100 dias de gestão de Sandro Mabel

Nos primeiros 100 dias de gestão, a construção de moradias e a regularização fundiária, para que milhares de famílias tenham a escritura de suas casas, foram prioritárias na gestão do prefeito Sandro Mabel na área social. Depois de um levantamento minucioso da situação, foi possível assinar convênio com a Empresa Estadual de Processamento de Dados de Goiás (Prodago), para a regularização e escrituração de mais de 3 mil imóveis na Região Noroeste da capital. Outro passo foi a assinatura de contrato com o governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), para a construção de 720 unidades habitacionais para famílias de baixa renda em Goiânia.

“Ter uma casa para morar é ter dignidade”, reconheceu Sandro Mabel, acrescentando que seu objetivo é regularizar 40 mil imóveis e promover a construção de 15 mil moradias até o final da gestão. “Precisamos acelerar esse processo e levar tranquilidade a essas famílias que, hoje, estão inseguras. Uma residência que não tem documento vale menos do que a que tem. Quer financiar para aumentar, para reformar, é tudo mais fácil. Queremos que todos possam ter não só a posse, mas também a propriedade. É isso que nós queremos fazer, que todos possam ter direitos”, destacou o prefeito.

O convênio com a Prodago e o contrato com a Agehab foram formalizados na quarta-feira (2/4). As 720 unidades habitacionais serão destinadas a famílias de baixa renda, sem condições financeiras de arcar com as prestações. Nesse sentido, o prefeito Sandro Mabel ressaltou que o projeto vai contemplar também famílias em situação de grave vulnerabilidade e que vivem em situação de rua. “É importante ter essas ações para dar mais dignidade, acolhimento, saúde e oportunidade para as pessoas vulneráveis, para tirá-las dessa triste situação. Não quero nenhum irmão nosso vivendo nessa situação. Goiânia tem de ser uma cidade onde todo mundo tenha uma casa para morar”, completou Mabel.

Por meio do contrato com a Agehab, as 720 moradias serão construídas no Conjunto Vera Cruz, por meio dos Residenciais Iris Rezende IV, V e VI, com 240, 256 e 224 unidades, respectivamente. A parceria é inédita na capital para viabilizar a construção de casas em que os beneficiados não pagarão prestações. “Goiânia voltou a ter programa de habitação, que vai mudar a realidade do nosso déficit de habitação, que chega a quase 60 mil”, pontuou o prefeito.

O processo de regularização será feito por meio de um mutirão nos bairros. Os moradores serão avisados com antecedência por meio de carro de som, panfletos ou outros meios, para que preparem a documentação necessária. Nos casos em que for necessário, equipes farão visitas nas residências. A determinação do prefeito Sandro Mabel é para que o processo seja rápido e o menos burocrático possível, sem abrir mão de contemplar todas as etapas legais. Para os moradores, além da segurança de ter a escritura do imóvel, a regularização fundiária permitirá a contratação de crédito, por exemplo, para reformar ou ampliar o imóvel.

Foto: Alex Malheiros

*Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação/Prefeitura de Goiânia

Compartilhe

EXECUTIVO

Rondônia investe mais de R$ 16 milhões na segurança pública e lança plano de combate à violência contra a mulher

Jundiaí (SP) reforça prevenção às hepatites com testagem e vacinação durante Julho Amarelo

Prefeito Márcio Canella reforça segurança de Belford Roxo com cabine blindada da PM

LEGISLATIVO

Internet gratuita chega a moradores de Extrema, em Porto Velho, por meio de emenda de Cristiane Lopes

Projeto prevê concessão de botão do pânico para vítimas de violência doméstica

Danilo Forte participa de audiências sobre fraudes no INSS e reforça urgência na votação do PL 1546/2024

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress