Serviços de Teleconsulta e Telediagnóstico fazem parte da segunda etapa do programa Saúde AM Digital, lançado no início deste ano
O governador do Amazonas, Wilson Lima (União), deu início, nesta terça-feira (15/04), à segunda fase do programa Saúde AM Digital, com o lançamento do serviço de Telessaúde, ampliando em até 20 mil/mês as consultas especializadas, além de diagnósticos na rede pública do estado. O objetivo do Governo do Amazonas é reduzir o tempo de espera para a realização de procedimentos agendados via Sistema de Regulação (Sisreg), por meio de atendimento remoto, conectando pacientes a especialistas.
Serão disponibilizadas consultas mensais, em 12 especialidades, além de telediagnóstico, com laudos médicos emitidos quase que em tempo real da realização do exame.
“É um avanço e salto de qualidade, colocando a saúde do Amazonas conectada com a nova realidade porque não há outro caminho. O Estado faz uma reformulação em toda a sua rede, levando acesso de saúde, e uma pessoa lá em São Gabriel da Cachoeira, em Tabatinga, em uma comunidade mais distante, vai poder ser atendida se tiver um celular e sinal de internet, sem ter que sair da sua casa”, afirmou o governador Wilson Lima.
Nesta primeira etapa, o serviço poderá ser acessado somente pelos pacientes com agendamentos feitos via Sisreg. Ao receber a mensagem da assistente virtual do programa pelo WhatsApp, o paciente com agendamento e que optar pela opção Teleconsulta, receberá orientações sobre como baixar o aplicativo Saúde AM Digital e realizar o procedimento.
Ampliação
Com a quantidade de procedimentos oferecidos pela Telessaúde, o Amazonas vai sair de uma média de 11 mil atendimentos mensais, nas 12 especialidades com maior demanda pelo Complexo Regulador, para 31 mil atendimentos ao mês, um aumento de mais de 180% em consultas pela rede pública.
As 12 especialidades disponíveis são: dermatologia, urologia, endocrinologia, psiquiatria, cardiologia, ortopedia, neurologia, neuropediatria, pediatria, ginecologia, psicologia e nutrição. As áreas são as de maior demanda registrada pelo Complexo Regulador.
A Telessaúde é regulamentada pela Lei Federal 14.510, de 27 de dezembro de 2022 e, nessa modalidade, paciente e médico ou outro profissional de saúde se conectam pelo celular ou computador. A consulta é por videochamada e o paciente não precisa se deslocar fisicamente até o local da consulta.
Foto: Alex Pazuello, Arthur Castro e Diego Peres/Secom
*Com informações da Secom – Governo do Amazonas