Sob a liderança de Débora Regis, Lauro de Freitas avança em transparência e economia de recursos nos primeiros 100 dias de gestão

Nos primeiros meses da administração da prefeita Débora Regis, Lauro de Freitas tem demonstrado compromisso com a transparência e a eficiência na gestão pública, reorganizando serviços e adotando medidas que devem gerar uma economia estimada em R$ 9 milhões ainda neste ano. A meta é ampliar a qualidade dos serviços oferecidos à população enquanto se reduz custos.

Um dos principais desafios enfrentados no início do ano foi a carência de sistemas de informação, problema que vem sendo solucionado desde a criação de uma equipe técnica dedicada à apuração de dados e fiscalização de contratos. A repactuação com fornecedores também foi essencial para otimizar gastos.

Os resultados já são visíveis, a locação de veículos para as secretarias, por exemplo, teve redução de 30%, com adoção do sistema eletrônico e a expectativa é chegar até o fim do ano, poupando R$ 3 milhões. Além disso, o controle sobre o uso dos carros foi reforçado, e veículos antes abandonados no Departamento de Manutenção (DEMAN) estão sendo recuperados, garantindo uma poupança mensal de R$ 25 mil, que seriam gastos com aluguéis.

Também foi feito um recadastramento de todos os veículos das secretarias municipais para identificar inconsistências, regularizar a frota e garantir o uso adequado dos recursos públicos. A modernização também ganhou destaque com a adesão ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Bahia Municípios e à plataforma Ba.Gov, que aos poucos vai eliminando a necessidade de processos físicos e gerando uma economia mensal superior a R$ 800 mil em papel, impressão e outros custos. O SEI, reconhecido nacionalmente, traz ganhos em produtividade, transparência e sustentabilidade, sem custos para o município.

Outro avanço significativo foi a participação da prefeita no Smart Gov Anciti, evento que reuniu especialistas em cidades inteligentes. Na ocasião, foi firmada uma parceria com a Prefeitura de Salvador para impulsionar a transformação digital, por meio de uma plataforma de inteligência que permitirá que os cidadãos solicitem serviços como reparos em vias por meio de um sistema online com georreferenciamento em tempo real.

Entre os próximos passos, a gestão de Débora Regis prepara o lançamento de um novo portal do servidor, baseado no recadastramento em curso até 30 de maio de 2025, e planeja a implementação de energias renováveis, como a solar. Com essas iniciativas, Lauro de Freitas consolida um novo modelo de gestão, mais ágil, transparente e sustentável.

Foto: Prefeitura de Lauro de Freitas

*Com informações da Prefeitura de Lauro de Freitas

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