O ministro do Turismo, Celso Sabino (União), visitou neste domingo (20/04), o Pavilhão do Brasil na Expo Osaka, que acontece no Japão. A missão oficial no país oriental visa ampliar a promover os destinos brasileiros e aumentar o fluxo de turistas entre as nações.
“A presença do nosso país em um evento como a Expo amplia a visibilidade dos destinos brasileiros, contribuindo para aumentar o conhecimento do Brasil como destino turístico e, consequentemente, atraindo cada vez mais visitantes estrangeiros. O Pavilhão do Brasil na Expo está trazendo um excelente trabalho de promoção internacional, por meio de ações de valorização da nossa cultura, história e conhecimento”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
A Expo 2025 em Osaka tem como tema “Projetando a sociedade futura para nossas vidas”. A expectativa é de que o evento reúna 158 países e 28 milhões de visitantes. A exposição, realizada desde 1851, acontece a cada cinco anos e conta com a participação do Brasil, desde 1862.
Para a edição de 2025, os destinos brasileiros contam com um pavilhão de cerca de mil m², com a curadoria da cenógrafa Bia Lessa, destacando a cultura e a sustentabilidade do país e com a estimativa de receber cerca de 10 mil visitantes por dia. O espaço foi inaugurado em 14 de abril e seguirá até o dia 13 de outubro, quando o evento se encerra.
Um dos destaques do Pavilhão Brasil é a Sala dos Parangoromos, criada pelo artista Helio Oiticica, o local é inspirado no poema intitulado “Parangoromos”, de Haroldo de Campos. O artista se aproxima da cultura japonesa promovendo uma fusão da vestimenta `parangolé`, criada pelo artista Helio Oiticica com `hagoromos`, vestimenta tradicional japonesa associada à leveza e espiritualidade. Há ainda tinta branca que os visitantes podem se pintar no rosto ou nas mãos.
Criada por Maurício de Souza e conhecida no Japão, a Turma da Mônica também está presente no espaço brasileiro. Quem passa por lá pode assistir a um vídeo de cinco minutos onde os personagens ajudam a explicar ao visitante sobre o Brasil, sua cultura, tradições e a relação de amizade com país asiático, que este ano completa 130 anos.
Foto: MTur Divulgação
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo